
Na primavera passada, a criadora Adaurie Stemshorn encontrou um ninho de pavão em sua propriedade e percebeu que nem todos os sete ovos conseguiriam sobreviver. Embora úteis no controle de pragas, os pavões não se destacavam como bons pais.
“Os pavões não são as melhores mães, e eu não vi mais do que três bebês sobreviverem”, contou Adaurie nas redes sociais.
Preocupada, ela decidiu intervir. Pegou três ovos e os levou até o galinheiro, apresentando-os à sua galinha Susan, que os aceitou sem hesitar.
Susan, a mãe adotiva
Não era a primeira vez que Susan mostrava instinto maternal. Meses antes, Adaurie havia encontrado um ovo de pavão abandonado e frio. Para não deixá-lo sem cuidados, colocou-o debaixo de Susan.
“Eu decidi colocar o ovo de pavão embaixo de Susan”, recordou em entrevista ao portal The Dodo. “Susan estava instantaneamente no modo mãe com o bebê.”
Poucos dias depois, nasceu Peawee, o primeiro filhote de pavão adotado pela galinha.
Um amor sem diferenças
Susan ensinou Peawee a procurar alimento, a tomar banhos de poeira e a dormir protegido sob suas asas. A única diferença era o tamanho: com o passar das semanas, o pequeno pavão cresceu muito além da estatura da mãe.
“Susan abraçava Peawee todas as noites”, relembrou Adaurie.
Mesmo quatro vezes maior, Peawee nunca se afastou de Susan, seguindo-a por todo o galinheiro. “Ele é maior do que sua mãe agora, mas eles estão sempre juntos”, contou a criadora.
Uma nova ninhada
O sucesso da primeira experiência fez Adaurie confiar novamente em Susan quando encontrou três ovos frágeis. Como esperado, a galinha chocou todos e hoje cria mais três filhotes de pavão com a mesma dedicação.
Enquanto os pavões da fazenda têm dificuldades em cuidar da própria prole, Susan demonstra que a maternidade é algo natural para ela. Para Adaurie, não há dúvidas sobre a sua galinha:
“Susan é uma supermãe!” escreveu nas redes sociais.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		