
Um gambá resgatado no mês passado, após ser atropelado, protagonizou uma cena inusitada no Cape Wildlife Center. Mesmo chegando ao local com múltiplas lesões faciais, o animal demonstrou força desde o início e recentemente revelou também um espírito aventureiro.
Logo que chegou à clínica, a equipe constatou a gravidade do caso. Apesar disso, o pequeno gambá surpreendeu pela reação rápida. “Apesar de tudo isso, ele conseguiu ficar de pé e caminhar, além de estar alerta e consciente de seu entorno”, escreveram seus cuidadores. “Essa avaliação rápida nos mostrou que ele tinha uma chance.”
A recuperação seria longa, mas a determinação do animal já se destacava.
A fuga inesperada (e barulhenta)
Algum tempo depois, já apresentando melhora, o gambá tentou algo que ninguém esperava. Ao chegar à sala de recuperação, os cuidadores encontraram a porta da caixa de transporte aberta e o paciente havia desaparecido.
Porém, não demorou para que eles descobrissem onde ele estava. Bastou ouvir com atenção.
“Nosso paciente gambá fez uma grande fuga durante a noite”, relatou o Cape Wildlife Center. “Mas ele facilitou muito para que o encontrássemos rapidamente sob, graças ao seu ronco alto.”
O pequeno aventureiro, exausto após a escapada, dormia profundamente no esconderijo improvisado.
Um bom sinal no processo de reabilitação
Embora a fuga não estivesse nos planos da equipe, ela trouxe uma mensagem positiva: a vontade de viver do gambá continua firme.
“Estamos extremamente satisfeitos com a jornada de recuperação dele”, escreveram seus cuidadores. “Após a cirurgia e o tratamento pelos quais passou, devido a fraturas na mandíbula e trauma ocular, adoramos vê-lo descansando confortavelmente e melhorando dia após dia!”
Se a evolução seguir como esperado, em breve ele será devolvido à natureza, pronto para caminhar, explorar e tirar suas sonecas onde bem entender.