
Na sexta-feira (27), a Unidade Gestora de Meio Ambiente, através da DEBEA (Divisão de Educação Ambiental e Bem-Estar Anima) e com apoio da Defesa Civil de Várzea Paulista, realizou a soltura de cinco gambás. Os animais passaram por um período de recuperação na Associação Mata Ciliar de Jundiaí e as equipes os soltaram em uma região de preservação.
De acordo com os agentes da Defesa Civil, os gambás foram encontrados machucados em diferentes locais da cidade, através de denúncias de moradores. Quatro deles receberam cuidados e tratamentos na Mata Ciliar. Enquanto isso, a Defesa Civil resgatou o quinto gambá na mesma sexta-feira, após a denúncia de um munícipe. Após passar por atendimento veterinário, que não constatou nenhuma lesão, o animal estava apto para voltar para a natureza com os demais.

A soltura dos gambás aconteceu em uma área de mata de preservação, próximo a um rio com água limpa e árvores frutíferas. De acordo com a veterinária, Nanci Martinuzzo, as entidades escolheram o local para garantir que os animais tenham condições de sobreviver e se alimentar. A soltura dos gambás foi uma ação importante para a preservação da fauna local. Os gambás são animais silvestres que desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico. Eles são predadores de insetos e outros pequenos animais, o que ajuda a controlar a população desses bichos.

Orientações
A Unidade Gestora de Meio Ambiente orienta a população que, ao encontrar um animal silvestre machucado ou em situação de risco, deve entrar em contato com a guarda ambiental através do telefone 153. Os animais receberão os cuidados e tratamentos necessários e, após se recuperarem, voltarão para a natureza.
Além disso, o órgão reforça que agredir animais silvestres ou mantê-los em cativeiro é crime ambiental. A população pode denunciá-los às autoridades, por meio do número 153 (24 horas por dia, todos os dias) ou na Unidade Gestora de Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4606-8673 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
[tdj-leia-tambem]