
A mascote do 15º Grupamento de Bombeiros Militar da Asa Sul, no Distrito Federal, é uma gatinha chamada Fumaça. Há mais de 10 anos, os bombeiros a acolheram e, desde então, a gata vive no quartel junto com os “colegas de trabalho”.
Ela “apareceu” no quartel e foi acolhida com todo amor e cuidados pelos soldados, tornando-se um membro importante e alegre da corporação.
Além de hastear a bandeira todos os dias, Fumaça já demonstrou sua importância ao ajudar a identificar um foco de incêndio no Batalhão. De acordo com o sargento Queiroz, a gata avisou sobre o incêndio que começava na sala da secretaria do quartel.
Os bombeiros não estavam próximos à sala quando Fumaça viu a situação e correu para avisar. Queiroz conta que ficou sem entender o que a gata queria, mas começou a segui-la, e ela o levou até a sala onde o incêndio acontecia.

“Quando cheguei na secretaria, estava inundado de fumaça. O fogo começou num roteador e foi se espalhando. Graças à Fumaça a gente viu a tempo, consegui chamar o pessoal, abrimos a secretaria e apagamos o incêndio”, relata o sargento.
A história da gatinha Fumaça é um exemplo de como os animais de estimação podem trazer alegria e colaborar com suas famílias.
[tdj-leia-tambem]