
De acordo com a família de Esmeralda, de Barbacena, em Minas Gerais, a gata está prestes a completar 29 anos, o que a consagraria como o gato mais velho do mundo. Com essa idade, a gata mineira ultrapassa a gata Flossie, do Reino Unido, que é dona do título pelo Guiness Book, Livro dos Recordes, com 27 anos de vida.
A hipótese de que Esmeralda é a gata mais velha do mundo surgiu após um susto, quando a felina velhinha mas aventureira fugiu. Ela chegou a ficar dois dias fora de casa e, depois, descobriram que estava presa em um bueiro, e precisou da ajuda Corpo de Bombeiros para sair. Assim, gata Esmeralda virou celebridade na região e sua idade – até então algo normal para a família – ganhou destaque.

De acordo com a família, eles adotaram Esmeralda em 1995, há 28 anos. “Saímos para ir ao mercado e na volta vimos a gatinha. Chegamos a procurar o possível dono por alguns dias, mas não encontramos e ela acabou ficando conosco. O nome Esmeralda quem escolheu foi a minha sogra, devido aos olhos verdes”, contou Maria Eliza, atual tutora da gata, em entrevista ao g1. Na primeira carteira de vacinação da gata consta a data de nascimento como 1º de dezembro de 1994.
A veterinária Maria Janete Campos acompanha Esmeralda desde que ganhou o novo lar e foi quem constatou que a gata já tinha mais de um ano de idade no momento da adoção. “Ao ser avaliada concluímos que ela não era filhote, pois já tinha feito toda troca das dentições e tamanho compatível com um gato que já tivesse pelo menos 1 ano. Então, registramos como se ela tivesse nascido em 1º de dezembro de 1994”, disse.
É da família
A família de Esmeralda conta que a gata, apesar da idade avançada, é muito brincalhona e adora receber cafuné. Vivendo a quase 30 anos na família, a felina já é parte fundamental na vida dos Correa. “Ela esteve junto dos meus filhos durante o crescimento e viu meus dois netinhos nascerem. Criamos um imenso amor por ela. Ela gosta de brincar e interagir com os meninos, tem convivência com cachorro e adotou o nosso outro gatinho, conosco há um ano, como filho”, disse Maria Eliza.
Por ser uma gatinha idosa, Esmeralda precisa de mais repouso, o que ela faz na maior parte do dia. Mas com exceção da fugida recente, em que ela voltou um pouco debilitada, pelo tempo que ficou sem se alimentar, a tutora conta que foram poucas as vezes em que Esmeralda precisou de tratamento mais sério no veterinário. “A única coisa que ela tem é uma dermatite nas pálpebras, mas fora isso, é um exemplo de vida e longevidade”, disse a veterinária da gata.

[tdj-leia-tambem]
Gato mais velho do mundo
No ano passado, o Guiness World Records reconheceu Flossie, a gatinha britânica, como a mais velha do mundo, aos 27 anos de vida. De acordo com o registro, Flossie nasceu em 1995. Mas, ainda assim, a felina do Reino Unido não ultrapassou o recorde do gato que ficou mais tempo vivo.
O dono desse título é Creme Puff, um gato nascido no Texas, EUA, que viveu 38 anos e 3 dias. Além disso, ainda existe Rosie, uma gata da Inglaterra que, de acordo com a tutora, tem 31 anos. No entanto, Rosie nunca foi inscrita no livro de recordes mundiais.
A família de Esmeralda pesquisou para saber como inscrever a gata brasileira no Guiness, mas para isso precisam desembolsar uma taxa de R$ 4 mil. “Temos um gasto alto com a saúde do meu idoso, papai da Esmeralda, e agora com o tratamento dela, que ficou desidratada ao ficar dois dias presa, estamos usando vitaminas e ração especial”, finalizou.