Gata brasileira pode ser a mais velha do mundo
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Gata brasileira pode ser a mais velha do mundo

De acordo com os tutores, a gatinha Esmeralda foi adotada há 28 anos, em 1995, e o tamanho e troca das dentições indicam que ela já tinha 1 ano de idade.

Publicado

em

Atualizado há

Para o Livro dos Recordes, a gata Flossie, do Reino Unido, é a mais idosa do mundo, aos 27 anos. Brasileira pode ter ultrapassado (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com a família de Esmeralda, de Barbacena, em Minas Gerais, a gata está prestes a completar 29 anos, o que a consagraria como o gato mais velho do mundo. Com essa idade, a gata mineira ultrapassa a gata Flossie, do Reino Unido, que é dona do título pelo Guiness Book, Livro dos Recordes, com 27 anos de vida.

A hipótese de que Esmeralda é a gata mais velha do mundo surgiu após um susto, quando a felina velhinha mas aventureira fugiu. Ela chegou a ficar dois dias fora de casa e, depois, descobriram que estava presa em um bueiro, e precisou da ajuda Corpo de Bombeiros para sair. Assim, gata Esmeralda virou celebridade na região e sua idade – até então algo normal para a família – ganhou destaque.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

De acordo com a família, eles adotaram Esmeralda em 1995, há 28 anos. “Saímos para ir ao mercado e na volta vimos a gatinha. Chegamos a procurar o possível dono por alguns dias, mas não encontramos e ela acabou ficando conosco. O nome Esmeralda quem escolheu foi a minha sogra, devido aos olhos verdes”, contou Maria Eliza, atual tutora da gata, em entrevista ao g1. Na primeira carteira de vacinação da gata consta a data de nascimento como 1º de dezembro de 1994.

A veterinária Maria Janete Campos acompanha Esmeralda desde que ganhou o novo lar e foi quem constatou que a gata já tinha mais de um ano de idade no momento da adoção. “Ao ser avaliada concluímos que ela não era filhote, pois já tinha feito toda troca das dentições e tamanho compatível com um gato que já tivesse pelo menos 1 ano. Então, registramos como se ela tivesse nascido em 1º de dezembro de 1994”, disse.

É da família

A família de Esmeralda conta que a gata, apesar da idade avançada, é muito brincalhona e adora receber cafuné. Vivendo a quase 30 anos na família, a felina já é parte fundamental na vida dos Correa. “Ela esteve junto dos meus filhos durante o crescimento e viu meus dois netinhos nascerem. Criamos um imenso amor por ela. Ela gosta de brincar e interagir com os meninos, tem convivência com cachorro e adotou o nosso outro gatinho, conosco há um ano, como filho”, disse Maria Eliza.

Por ser uma gatinha idosa, Esmeralda precisa de mais repouso, o que ela faz na maior parte do dia. Mas com exceção da fugida recente, em que ela voltou um pouco debilitada, pelo tempo que ficou sem se alimentar, a tutora conta que foram poucas as vezes em que Esmeralda precisou de tratamento mais sério no veterinário. “A única coisa que ela tem é uma dermatite nas pálpebras, mas fora isso, é um exemplo de vida e longevidade”, disse a veterinária da gata.

Gata Esmeralda quando filhote (Foto: Arquivo Pessoal)

Gato mais velho do mundo

No ano passado, o Guiness World Records reconheceu Flossie, a gatinha britânica, como a mais velha do mundo, aos 27 anos de vida. De acordo com o registro, Flossie nasceu em 1995. Mas, ainda assim, a felina do Reino Unido não ultrapassou o recorde do gato que ficou mais tempo vivo.

O dono desse título é Creme Puff, um gato nascido no Texas, EUA, que viveu 38 anos e 3 dias. Além disso, ainda existe Rosie, uma gata da Inglaterra que, de acordo com a tutora, tem 31 anos. No entanto, Rosie nunca foi inscrita no livro de recordes mundiais.

A família de Esmeralda pesquisou para saber como inscrever a gata brasileira no Guiness, mas para isso precisam desembolsar uma taxa de R$ 4 mil. “Temos um gasto alto com a saúde do meu idoso, papai da Esmeralda, e agora com o tratamento dela, que ficou desidratada ao ficar dois dias presa, estamos usando vitaminas e ração especial”, finalizou.

Mundo Pet

Tutora preocupada rastreia a localização de seu cachorro e descobre sua vida dupla

Como todo adolescente, o cachorro escapou de casa para ir para uma festa secreta.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Quando Demi soube que seu cachorro havia saído de casa, ela não ficou totalmente surpresa. Han Solo é conhecido por sair sem ser visto e explorar sua vizinhança, não importa o quanto sua família tente mantê-lo em casa. Graças a um rastreador GPS na coleira do cão, Demi rapidamente rastreou sua localização até o clube de campo ao lado -…

Continuar lendo

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo
Publicidade