Gata brasileira pode ser a mais velha do mundo
Connect with us

Mundo Pet

Gata brasileira pode ser a mais velha do mundo

De acordo com os tutores, a gatinha Esmeralda foi adotada há 28 anos, em 1995, e o tamanho e troca das dentições indicam que ela já tinha 1 ano de idade.

Published

on

Atualizado há

Para o Livro dos Recordes, a gata Flossie, do Reino Unido, é a mais idosa do mundo, aos 27 anos. Brasileira pode ter ultrapassado (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com a família de Esmeralda, de Barbacena, em Minas Gerais, a gata está prestes a completar 29 anos, o que a consagraria como o gato mais velho do mundo. Com essa idade, a gata mineira ultrapassa a gata Flossie, do Reino Unido, que é dona do título pelo Guiness Book, Livro dos Recordes, com 27 anos de vida.

A hipótese de que Esmeralda é a gata mais velha do mundo surgiu após um susto, quando a felina velhinha mas aventureira fugiu. Ela chegou a ficar dois dias fora de casa e, depois, descobriram que estava presa em um bueiro, e precisou da ajuda Corpo de Bombeiros para sair. Assim, gata Esmeralda virou celebridade na região e sua idade – até então algo normal para a família – ganhou destaque.

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

De acordo com a família, eles adotaram Esmeralda em 1995, há 28 anos. “Saímos para ir ao mercado e na volta vimos a gatinha. Chegamos a procurar o possível dono por alguns dias, mas não encontramos e ela acabou ficando conosco. O nome Esmeralda quem escolheu foi a minha sogra, devido aos olhos verdes”, contou Maria Eliza, atual tutora da gata, em entrevista ao g1. Na primeira carteira de vacinação da gata consta a data de nascimento como 1º de dezembro de 1994.

A veterinária Maria Janete Campos acompanha Esmeralda desde que ganhou o novo lar e foi quem constatou que a gata já tinha mais de um ano de idade no momento da adoção. “Ao ser avaliada concluímos que ela não era filhote, pois já tinha feito toda troca das dentições e tamanho compatível com um gato que já tivesse pelo menos 1 ano. Então, registramos como se ela tivesse nascido em 1º de dezembro de 1994”, disse.

É da família

A família de Esmeralda conta que a gata, apesar da idade avançada, é muito brincalhona e adora receber cafuné. Vivendo a quase 30 anos na família, a felina já é parte fundamental na vida dos Correa. “Ela esteve junto dos meus filhos durante o crescimento e viu meus dois netinhos nascerem. Criamos um imenso amor por ela. Ela gosta de brincar e interagir com os meninos, tem convivência com cachorro e adotou o nosso outro gatinho, conosco há um ano, como filho”, disse Maria Eliza.

Por ser uma gatinha idosa, Esmeralda precisa de mais repouso, o que ela faz na maior parte do dia. Mas com exceção da fugida recente, em que ela voltou um pouco debilitada, pelo tempo que ficou sem se alimentar, a tutora conta que foram poucas as vezes em que Esmeralda precisou de tratamento mais sério no veterinário. “A única coisa que ela tem é uma dermatite nas pálpebras, mas fora isso, é um exemplo de vida e longevidade”, disse a veterinária da gata.

Gata Esmeralda quando filhote (Foto: Arquivo Pessoal)

Gato mais velho do mundo

No ano passado, o Guiness World Records reconheceu Flossie, a gatinha britânica, como a mais velha do mundo, aos 27 anos de vida. De acordo com o registro, Flossie nasceu em 1995. Mas, ainda assim, a felina do Reino Unido não ultrapassou o recorde do gato que ficou mais tempo vivo.

O dono desse título é Creme Puff, um gato nascido no Texas, EUA, que viveu 38 anos e 3 dias. Além disso, ainda existe Rosie, uma gata da Inglaterra que, de acordo com a tutora, tem 31 anos. No entanto, Rosie nunca foi inscrita no livro de recordes mundiais.

A família de Esmeralda pesquisou para saber como inscrever a gata brasileira no Guiness, mas para isso precisam desembolsar uma taxa de R$ 4 mil. “Temos um gasto alto com a saúde do meu idoso, papai da Esmeralda, e agora com o tratamento dela, que ficou desidratada ao ficar dois dias presa, estamos usando vitaminas e ração especial”, finalizou.

Mundo Pet

Socorristas salvam vida de cachorro que caiu em poço de 18 metros

Em um piscar de olhos, Rilee caiu 18 metros para dentro da terra, aterrissando em uma piscina rasa de água no fundo.

Published

on

Cachorro cai em poço de 18 metros
Foto: Reprodução/Facebook/El Dorado County Fire Protection District

No final do mês passado, um cachorro curioso chamado Rilee estava explorando um poço de minas abandonado na propriedade de sua família quando, por engano, entrou em um poço profundo. Em um piscar de olhos, Rilee caiu 18 metros para dentro da terra, aterrissando em uma piscina rasa de água no fundo. Em pânico, a família tutora do cachorro ligou…

Continue Reading

Mundo Pet

Motorista de ônibus faz a coisa mais gentil para um cachorro perdido na chuva

Depois do resgate, a motorista ficou sabendo que o cachorro e seu preocupado tutor acabaram se reencontrando!

Published

on

Motorista de ônibus resgata cachorro perdido na chuva
Foto: Sistema de trânsito de Milwaukee

No início deste mês, o sistema de trânsito de Milwaukee compartilhou uma história de bondade e compaixão entre uma de suas motoristas de ônibus, identificada como Stephany K, e um cachorro perdido na chuva. Enquanto dirigia sua rota em um dia chuvoso, com apenas alguns passageiros a bordo do ônibus, Stephany viu alguém abandonado sozinho na rua. Era um cachorro encharcado,…

Continue Reading

Mundo Pet

Cão de serviço ‘se forma’ na escola após participar das aulas por dois anos

Finn é um cão de serviço que dá apoio diário à sua humana, a acompanhando na escola desde o início do primeiro ano do ensino médio. Conheça.

Published

on

Cão de serviço em formatura do ensino médio
Foto: Reprodução/K Bryan/The Dodo

Finn, um cão de serviço goldendoodle, frequentou o ensino médio todos os dias nos últimos dois anos. Assim, é natural que o cachorro tenha comemorado seu trabalho árduo e sua dedicação à sua tutora da maneira que qualquer outro aluno do ensino médio faria - cruzando o palco na formatura. Finn é um cão de serviço que dá apoio diário…

Continue Reading

Mundo Pet

Mulher vê ‘monte de pelos’ embaixo de um trailer e salva vida de cachorro abandonado

O cachorro abandonado, mais tarde chamado de Jersey, andava de um lado para o outro em seus dois esconderijos: o trailer estacionado e uma moita de pequenos arbustos.

Published

on

Cachorro abandonado é resgatado
Foto: Reprodução/Facebook/Suzette Hall

Era um dia quente de primavera, quando Hilary Klein notou algo incomum embaixo de um veículo estacionado. Ao se aproximar, o monte fofo de pelos se moveu e, de repente, ela viu dois olhos de um cachorro abandonado olhando para ela. Ela deu um pulo quando percebeu que o objeto embaixo do trailer era um cão que precisava urgente de…

Continue Reading

Mundo Pet

Filhotes de cachorro são salvos após abandono em lixeira escaldante

Dentro da caixa de papelão fechada com fita adesiva haviam cinco filhotes de cachorro, com apenas 3 semanas de vida.

Published

on

Filhotes de cachorro abandonados em caixa
Foto: Reprodução/Facebook/Troy Animal Rescue Project/The Dodo

Uma mulher em Troy, Alabama, levava seu lixo para fora de seu apartamento quando notou estranhos ruídos, parecidos com choros de filhotes de cachorro, vindos da grande lixeira de metal. Com a ajuda do síndico do apartamento, a mulher inspecionou a lixeira e encontrou a fonte do ruído - uma caixa de papelão fechada com fita adesiva. Ao abrir a…

Continue Reading