Gatinha com seus filhotes
Foto: Reprodução/RSPCA/The Dodo

Em uma cena comovente, uma gata foi encontrada em situação desesperadora, presa entre um prédio e uma cerca, implorando silenciosamente por ajuda não só para si mesma, mas também para seus filhotes escondidos nas proximidades.

O resgate foi feito por uma equipe, após um morador notar o olhar aflito do animal. Quando os agentes chegaram, encontraram a mãe visivelmente estressada, desidratada e incapaz de alcançar um de seus gatinhos, que também estava preso.

“Um dos pobres gatinhos ficou preso atrás de uma ardósia, e a mãe gata não conseguiu alcançá-los”, contou Scarlet Sanderson, oficial de resgate, ao portal The Dodo. “Ela estava incrivelmente estressada, e o gatinho estava com frio e precisava de sua mãe.”

Uma operação delicada

Scarlet passou cerca de uma hora utilizando um poste de resgate para retirar com cuidado cada um dos gatinhos do local apertado. Após garantir que todos estavam a salvo, ela conseguiu convencer a mãe a sair do esconderijo. A família foi levada para o veterinário, onde, felizmente, todos foram considerados saudáveis.

Apesar do alívio pelo final feliz, a gata não possuía microchip, o que levanta dúvidas sobre se foi abandonada grávida ou se já vivia nas ruas.

Um problema crescente

O caso destaca um problema maior enfrentado por abrigos ao redor do mundo: a temporada de gatinhos. Com o aumento no número de nascimentos, os centros de resgate ficam sobrecarregados.

“A temporada de gatinhos é tipicamente a época do ano em que a maioria dos gatinhos nasce e, como uma instituição de caridade, vemos um influxo de gatos entrando em nossos cuidados como resultado”, explicou Alice Potter, especialista em bem-estar felino, ao The Dodo.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]