
Um gato famoso na China que fazia parte de um programa de reprodução de um zoológico morreu engasgado com um pedaço de osso de frango.
O gato de Pallas vivia no zoológico de Xining, no noroeste da província de Qinghai. Após o anúncio do zoo sobre a morte do gato, surgiu uma grande quantidade de perguntas e especulações sobre a circunstância da morte do animal.
O gatinho de 7 anos se tornou famoso no país por conta de sua aparência fofa e gorducha. Ele era o único gato macho da raça que vivia no zoológico, que é o único lugar na China onde as pessoas podem ver gatos cativos de Pallas.
Existem cerca de 58.000 gatos de Pallas no mundo, de acordo com o Dr. Zhang Jinshuo, do Instituto de Zoologia da Academia Chinesa de Ciências. Geralmente, os encontram nas montanhas da Sibéria, Tibete e Mongólia. Além disso, está na lista “de menor preocupação” na Lista Vermelha da IUCN, que é o inventário mais abrangente do mundo do estado de conservação global de espécies biológicas.
Os gatos selvagens, também conhecidos como manuls, vivem em média 3,6 anos na natureza, mas têm uma vida útil muito maior em cativeiro.
O zoológico divulgou um obituário para Simiao. O mesmo dizia que sua morte acidental colocou a reprodução assistida pelo homem da espécie em “um status embaraçoso”.
“Vamos rever como esse acidente aconteceu e reavaliar os riscos em nosso trabalho de alimentação e manejo para evitar que tragédias semelhantes ocorram novamente”
Em resposta as acusações, o vice-diretor do zoológico Qi Xinzhang, disse que alimentar gatos de Pallas com carne presa aos ossos é melhor que com pedaços menores de carne.
[tdj-leia-tambem]