Gato nadando
Foto: A Current Affair

Gus é um gato conhecido por ser nadador em Sydney, na Austrália, mas recentemente arrumou problema com tutores de cachorros que participavam de uma competição. Este ano, o famoso felino acompanhou seu tutor, Glenn Druery, em meio a temores de que os locais pudessem fazer algum mal para o pet. “São encrenqueiros locais contra um gatinho”, disse Glenn.

Gus não é um gato comum. O felino adora nadar com seu tutor. “Eu fiz muitas pesquisas. Queria um gato que gostasse de água”, disse Glenn. “E engraçado, sou alérgico a gatos e esses gatos Tonkinese são bastante hipoalergênicos e não sou alérgico a esse cara”.

Gato nadando
Foto: A Current Affair

De acordo com o tutor, o gato nada desde que tinha cerca de 11 semanas de vida. “Ele nada comigo, anda de caiaque comigo – se levanta em pranchas de remo. Nós o tratamos como se ele fosse parte de nosso estilo de vida”.

Gato nadando
Foto: A Current Affair

Nadando em competições animais

Assim, em 2019, Glenn decidiu inscrever o gato na Corrida de Cães da Ilha da Escócia. Toda véspera de Natal, por quase 50 anos, os cães nadam com seus donos em um trecho de 550 metros de água entre a ilha e Church Point, no norte de Sydney.

“Mais por humor, nós inscrevemos Gus na corrida e eis que ele chegou em primeiro lugar em sua categoria”, disse o tutor. “Ele nadou no seu ritmo – ritmo dos gatos, bateu em alguns dos cães, mas o mais importante foi que foi um dia divertido, realmente agradável”.

Todos os tutores e seus cães se reuniram para ver Gus nadar, mas nem todos ficaram felizes com isso. “Na verdade, Gus recebeu ameaças”, comentou.

Gato nadando
Foto: A Current Affair

“Um desses encrenqueiros locais disse que ia atirar no gato e me bater se ele nos visse novamente. Outra mulher gesticulou isto (garganta cortada) e apontou para o gato. Eu trabalho na política e recebo esse tipo de bobagem o tempo todo e posso lidar com isso. Mas eles ameaçam meu gato, pelo amor de Deus“, desabafou Glenn.

‘Procurando problemas’

Mas outros locais, Louise e Vinnie – que não são as pessoas que dizem estar ameaçando o gato – pensam que Glenn e Gus estão procurando problemas. “Ele não é nem mesmo um local, o cara que disse toda essa porcaria”, disse Louise. “Ele não mora aqui, eu não entendo. Obviamente só queria a publicidade”. Quando perguntado se os locais fariam alguma coisa para prejudicar o gato, Louise disse que não acredita que alguém local “mataria o gato de alguém. Eles (locais) adoram animais”, conta Louise.

“Eles podem ter querido sufocá-lo (Glenn), mas não o gato”. “É como levar uma faca para uma briga de armas. Simplesmente não vai funcionar. É estúpido. É uma corrida de cães”, são alguns dos comentários que o tutor de Gus recebeu.

Gato nadando
Foto: A Current Affair

Dessa forma, Glenn tirou o nome do gato da corrida deste ano. “Se fosse eu, não haveria problema. Mas não sou só eu e sua segurança [do gato] está em primeiro lugar”. Ainda assim, a dupla dinâmica não descartou um retorno. “Acho que, se ele pudesse falar, Gus mudaria o nome da competição de ‘Corrida de Cachorros da Ilha da Escócia’, para ‘Corrida de Animais da Ilha da Escócia'”, conta Glenn.