Foto: Mata Ciliar
Foto: Mata Ciliar

Nesta quarta-feira (28), agentes da Guarda Municipal de Campo Limpo Paulista realizaram a apreensão de 16 aves em uma residência. Os animais eram mantidos em péssimas condições, apresentando problemas comportamentais devido o estresse e a má alimentação. Além disso, estavam com anilhas falsas. Agora, todos seguem sob os cuidados da equipe da Mata Ciliar.

Dentre as aves apreendidas, haviam diferentes espécies como trinca-ferro, coleirinha, pintassilgo, chupim, pássaro-preto, azulão, bico-de-lacre, curió, tico-tico, tico-tico-rei, e galo-da-campina.

“A grande maioria das aves chegou com linha de estresse nas penas, indicando que não estavam vivendo em bem-estar. As gaiolas estavam em péssimas condições e com alimentações erradas, havia muita mistura de sementes, como a do girassol, que possuem muita gordura, ocasionando obesidade nesses animais. A má nutrição também pode ter desencadeado um excesso de crescimento nas unhas, dificultando comportamentos naturais”, explica Natália Silva Bueno Donega, tratadora da Mata Ciliar. “No momento, vamos iniciar um tratamento para melhorar a saúde alimentar deles, com uma mudança gradativa para que se acostumem com outras comidas.”

[tdj-leia-tambem]