
Um aldeão chinês chamado Sr. Yang criou em casa um urso negro que corre risco de extinção acreditando ser um cachorro de estimação. Sr. Yang vive na província Yunnan do sul da China. De acordo com a mídia chinesa, o homem disse que encontrou o animal na floresta em abril de 2015. Na época, ele pensou que fosse um filhote de cachorro preto comum.
Seis meses depois, o pai do Sr. Yang lhe disse que o animal, apelidado de Han Han, poderia ser um urso. Isso porque o “cachorro” começou a mostrar características semelhantes às de um urso. O animal de estimação também tinha uma faixa amarela em forma de V no peito, uma característica dos ursos negros asiáticos.


De acordo com o jornal local Lijiang Du Ben, o Sr. Yang argumentou que ele havia pensado que a marca através do peito de Han Han era sua cor natural. No entanto, após a surpresa de descobrir que Han Han era um urso, não um cão, o Sr. Yang optou por continuar o criando. Ele afirmou se apegou ao animal e não queria dá-lo.
Segundo a reportagem, o homem começou a manter Han Han em uma gaiola a partir de meados de 2017, após ouvir casos de outros moradores serem atacados por ursos negros selvagens. Han Han, com cerca de três anos de idade, pesa cerca de 40 quilos e mede 1,60 metros. E é uma ursa fêmea.
[tdj-leia-tambem]
Urso resgatado
No entanto, após ver fotos do urso através das redes sociais, a polícia florestal foi imediatamente para a casa do Sr. Yang. Lá, as autoridades confirmaram que o animal era, realmente, um urso negro asiático. Esse animal é protegido na China. Além disso, o urso é de uma espécie ameaçada de extinção, amplamente comercializada por contrabandistas ilegais na Ásia.

De acordo com uma declaração da Polícia Florestal do Condado de Yongsheng, os policiais chegaram à casa do Sr. Yang no dia 6 de março para resgatar o urso. A declaração também dizia que o Sr. Yang era suspeito de criar animais selvagens sem permissão. Mas, como ele mostrou cooperação com a polícia, não recebeu nenhuma penalidade.
“Criei-o como meu próprio filho, não por dinheiro”, disse Sr. Yang. “Sei que não é correto criar um urso em particular, mas eu tinha formado um vínculo com ele, e temia que ele pudesse não viver bem se eu o entregasse”. O urso está agora sendo cuidado por um centro de criação de animais selvagens no condado de Yulong, na cidade de Lijiang.
