
Ser mãe já não é uma tarefa fácil, agora imagina cuidar de 47 crianças de uma vez? Um registro parecido foi captado por Mike Digout, em um lago próximo de sua casa, no Canadá, onde ele começou a acompanhar uma mamãe ganso que, dia após dia, aumentava seu grupo de filhotes.
Mike começou a praticar caminhadas mais longas no parque onde fica o lago, desde que começou a trabalhar de casa. Durante o passeio, ele começou a levar sua câmera, para registrar imagens da vida selvagem que vive ali. Foi assim que ele viu o ganso pela primeira vez.
“Eu saía toda noite andando à beira do lago procurando por castores e, claro, há muitos gansos vindo do sul e procurando um lugar para criar ninhos”, conta. Foi em um desses dias que ele viu pela primeira vez um grupo de filhotinhos de ganso.
“Eles são muito fofos quando são pequenos, parecem bolas de tênis com pernas”, brinca Mike. Ele começou a tirar fotos os bichinhos, enquanto “aguardava” pelos castores.

O homem reparou, em um outro momento, que o número de filhotes guiados pela mamãe ganso era meio que incomum.
Um por um se organizou embaixo das asas da matriarca, e no total Mike contou 16 filhotes. Curioso, ele continuou voltando no local para acompanhar de perto a família.
E não parou mais
“Todos os dias parecia que ela tinha um grupo maior”, comentou Mike. Em um dia, ele contou 25 filhotes acompanhados pela gansa. Na manhã seguinte, já eram 30 e, finalmente, 47 bebês passeando com a mamãe pelo parque.

Foi assim que Mike notou que a supermamãe, na verdade, é uma superbabá. Além de seus próprios filhotes, a gansa cuidava dos bebês de várias outras famílias do lago. Em áreas urbanas e suburbanas com muitos ninhos, esse comportamento é comum.
“É incrível como ela é calma mesmo com tantos filhotes em volta”, exclamou Mike. “Ela parece ser uma mãe muito calma”. E, em geral, são esses os gansos que ficam responsável por cuidar dos filhotes nos grupos.
De acordo com Mike, em entrevista ao portal The Dodo, agora que os filhotes estão crescendo, se dividiram em mais grupos, e não cabem todos debaixo da asa da mamãe gansa. Mas, ainda assim, ela é responsável por 25 bebês.
Com informações de The Dodo.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		