
Em um momento de troca e aprendizado, proporcionado pelo Ibama, dois integrantes do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (U.S. Fish and Wildlife Service) realizaram uma visita técnica na Associação Mata Ciliar de Jundiaí, nesta quinta-feira (10).
A visita foi uma indicação de um dos agentes do Ibama, antigo participante do Programa de Educação Ambiental da Mata Ciliar. Assim, os norte-americanos puderam vivenciar uma instituição de conservação e proteção da biodiversidade brasileira.
Sarita Valentin e Alberto González são inspetores federais de vida silvestre dos EUA. Na Mata Ciliar, tiveram a oportunidade conhecer o processo de reabilitação da Associação em prol da fauna brasileira. O encontro fez parte de um cronograma de intercâmbio entre as entidades dos países. Primeiro, agentes do Ibama realizaram uma visita nos EUA e, agora, os americanos vieram ao Brasil.

A ideia da visita à Mata Ciliar surgiu do agente ambiental federal Eloi Norberto Venturini Júnior, que conheceu a Associação com menos de 10 anos de idade, em Pedreira. Lá, participava de atividades educacionais e do plantio de mudas. Agora, perto de completar 46 anos, atua como agente do Ibama, ajudando na proteção e fiscalização da biodiversidade brasileira.
“Quando criança participava das Oficinas de Conservação Ambiental e, quando adolescente, nos projetos de restauração de áreas de nascentes em Pedreira. Esses contatos com a Mata Ciliar desde cedo foram muito importantes para minha formação e meu interesse nessa área”, ressalta.
[tdj-leia-tambem]