Cachorro vira-lata com cadeira de rodas de bambu
Jovem cria cadeira de rodas para cachorros feita de bambu

Amante dos animais de estimação, Lucas Donaduzzi, de 29 anos, adotou, até o momento, 15 cachorros que encontrou machucados ou atropelados pelas ruas de onde vive, em Pato Branco, sudoeste do Paraná.

Um dos casos o inspirou para o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da faculdade de engenharia mecânica, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) : criar uma cadeira de rodas que pudesse ser leve e adaptável para cada cãozinho. A próxima etapa é aprimorar o projeto, com um manual, em uma pós-graduação.

“Meu objetivo nunca foi o de vender a cadeira, mas poder criar e ensinar outras pessoas a fazer o mesmo. Quero uma melhor qualidade de vida para esses cães”, disse ao G1.

O despertar para a ideia ocorreu com o acolhimento da Bela, uma chow chow, que foi encontrada abandonada após um atropelamento. Por causa do acidente, segundo Donaduzzi, ela perdeu a locomoção das patas traseiras.

Ele explicou que mesmo com a compra de uma cadeira de rodas, as limitações da cachorra eram grandes. Infelizmente, Bela não resistiu aos ferimentos e morreu seis meses depois.

Mesmo assim, para ajudar outros cães, ele desenvolveu o protótipo da cadeira de rodas em 2018, no seu último ano de faculdade. O vira-lata Faísca foi o primeiro a experimentar a criação na época do TCC.