
Uma leitora do Tribuna de Jundiaí, D. C., que não quis se identificar, relatou que seu cachorro de porte médio foi atacado, no último sábado (17), na Pracinha dos Dogs, no Jardim Primavera, por outro animal da raça bull terrier, que estava sem a focinheira.
Apesar do susto, o animal está bem. No entanto, a tutora ressalta que essa não é a primeira vez que o mesmo cachorro ataca outros animais e que também não é o único com comportamento agressivo, que circula no local sem o acessório de uso obrigatório.
“Eles não usam e alegam que os cachorros são dóceis. Essa cachorra que atacou já fez outros três ataques na pracinha. Simplesmente ignoram o uso da focinheira que está previsto por lei estadual”, diz D. C. indignada.
A lei estadual citada pela leitora é a Lei nº11.531, de 11 de novembro de 2003, que prevê o uso de coleira, guia curta, enforcador e focinheira em locais públicos nos cães das seguintes raças: mastim napolitano; pit bull, rottweiller; american staffordshire terrier; e raças derivadas ou variações de quaisquer raça indicada anteriormente. Objetivo da medida é evitar acidentes entre animais e seres humanos.