Foto: Mata Ciliar
Foto: Mata Ciliar

Nesta terça-feira (21), o Cras da Mata Ciliar recebeu 21 papagaios-verdadeiros vítimas de tráfico de animais. Funcionários do Departamento de Bem-Estar Animal de Piracicaba entregaram as aves para a equipe da Mata.

Durante a Operação Impacto, uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) abordou um veículo na rodovia Washington Luís, no município de Santa Gertrudes. Assim, as autoridades localizaram os papagaios presos em uma única caixa no compartimento de carga.

Foto: Mata Ciliar

Ao todo, os agentes encontraram 24 aves, porém, apenas 21 sobreviveram. De acordo com a Mata Ciliar, em sua maioria, os papagaios são filhotes e jovens, que agora permanecerão sob os cuidados da equipe.

“Eles chegaram bem estressados devido o transporte e o calor. Então, nos primeiros contatos, optamos em deixar se refrescarem para aliviar o estresse térmico e, depois, ofertamos uma alimentação específica para ajudar na hidratação”. explica Júlia Freitas, médica veterinária da Mata Ciliar. “Agora, vamos continuar com a papa para os filhotes e ofertar alimentos sólidos, para observar se os jovens já começam a se alimentar sozinhos. Eles não apresentam alterações clínicas visíveis, lesões e nem cortes de asas, com isso, continuaremos com observações constantes para acompanhar suas evoluções e o desenvolvimento dos comportamentos naturais.”

[tdj-leia-tambem]