
A Mata Ciliar de Jundiaí recebeu dois filhotes de capivara, que foram encontrados caídos em uma via pública da cidade, sem a presença da mãe. Os animais chegaram ao Cras em estado grave, com a vida em risco.
“Elas chegaram com a temperatura corporal muito alta, então, nossa primeira preocupação foi realizar um resfriamento e hidratação para estabilizar essa temperatura. Posteriormente, iniciamos um procedimento de nutrição, porém, neste tempo, uma delas acabou não resistindo. Já sua irmã se encontra bem, se alimentando e sem apresentar alterações clínicas”, explica Lucas de Jesus, médico veterinário da Mata Ciliar.
Os profissionais esclarecem que, entre as consequências negativas para a biodiversidade de nossa região, a destruição de habitats naturais tem deixado muitos animais órfãos. Seja para realizar atividades naturais, como procurar comida ou abrigo, as mães saem com seus filhotes e acabam se desencontrando em meios urbanos.
Agora, o filhote continuará recebendo os devidos cuidados da equipe da maternidade para que se desenvolva de forma saudável e esteja apto para um possível retorno à natureza.
O município de Jundiaí possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres. A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal, que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.