
O quiriquiri é uma ave da ordem dos Falconiformes, parecido com uma miniatura de falcão, e um adulto pode chegar até apenas 31 centímetros. Apesar do tamanho, é um importante agente ambiental, alimentando-se de lagartos, grandes insetos, pequenos roedores e serpentes.
Porém, devido a devastação de seu habitat, muitos têm de se adaptar em zonas urbanas, ocasionando em diversos tipos de acidentes. Em apenas seis dias, por exemplo, o Cras da Mata Ciliar recebeu três quiriquiris, que agora estão sob os cuidados da equipe da associação. De acordo com a Mata, os animais vieram de Indaiatuba, Piracicaba e Jundiaí.

Agentes da Prefeitura de Indaiatuba entregaram um quiriquiri no dia 27 de outubro. No dia 31, foi a vez da Prefeitura de Piracicaba, depois de trabalhadores do zoológico municipal terem resgatado o animal. E o último chegou no dia 1º de novembro, resgatado pela Guarda Municipal de Jundiaí, encontrado caído no quintal de uma residência.
Após as análises, a equipe da Mata Ciliar constatou que o quiriquiri de Indaiatuba e o de Jundiaí estavam aptos e bem de saúde, sem nenhuma alteração física ou comportamental. Estes animais agora seguem para o processo de reabilitação. Enquanto isso, o quiriquiri de Piracicaba estava com uma fratura exposta em sua asa direita e com sangramento ativo. Assim, começou um tratamento com medicação e atadura com tala para imobilizar a asa quebrada. Agora, ele segue sob observações diárias para garantir sua plena recuperação.

O quiriquiri está presente em todo continente americano, desde o norte do Canadá até o extremo sul da América do Sul. No Brasil, ocupa áreas abertas, em regiões de campos e cerrados. Entretanto, com a destruição de seu habitat, é cada vez mais comum ver a espécie em meios urbanos.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		