Mata Ciliar resgata filhote de lobo-guará
Foto: Mata Ciliar

Nesta terça-feira (29), a equipe da Mata Ciliar resgatou um filhote de lobo-guará fêmea que estava sem sua mãe em uma propriedade rural. No local, trabalhadores que avistaram o animal chegaram a esperar pela mãe. Mas, quando ela não apareceu, eles acionaram a equipe de resgate da Mata.

“No meu ir e vir pela propriedade, acabei encontrando com dois rapazes que estavam com o filhote e tentando chamar alguém para ajudar. Nós não sabemos como proceder em momentos como esse, então, fomos atrás de orientações até que chegamos na Mata Ciliar”, conta José Carlos, funcionário da propriedade em Jacutinga, MG. “É muito importante estarmos preparados e saber o que fazer, justamente por ser um local com uma rica fauna. E eu fico preocupado com isso, pois gosto muito da natureza e estamos bem envolvidos com ela no nosso dia a dia”.

Mata Ciliar resgata filhote de lobo-guará
Foto: Mata Ciliar

Agora, o filhote de lobo-guará seguirá sob os cuidados da equipe. De acordo com a Mata Ciliar, o animal está saudável e responsiva à alimentação ofertada. Além disso, os veterinários da associação realizaram uma avaliação clínica geral para analisar seu estado e definir os próximos passos.

“Avaliamos sua hidratação, a pelagem, seus dentes, se havia ferimentos ou cicatrizes, batimentos cardíacos, frequência respiratória, entre outros. A avaliação foi positiva, ela está bem e agora, será encaminhada para os exames de sangue, de fezes e, posteriormente, para a vacinação”, explica Theury Reis, veterinária da Mata Ciliar.

Mata Ciliar resgata filhote de lobo-guará
Foto: Mata Ciliar

Em situações como essa, em que o animal se encontra sem indícios de ferimentos ou traumas, as pessoas devem esperar em locais distantes do filhote, para verificar se a mãe está por perto, antes de chamar as entidades responsáveis para o manejo e o resgate, como bem executado pelos trabalhadores da propriedade.

[tdj-leia-tambem]