
Dona Odila Gomes Cardoso tem 72 anos, mora na Vila Aparecida, em Jundiaí, e é conhecida por resgatar e cuidar de animais abandonados. Na casa dela estão abrigados 12 cães e nove gatos, que ela encontrou na rua ou que as pessoas a chamaram para buscar. Destes animais, a cadelinha Mel transformou-se no exemplo de amor e carinho que a dona Odila tem pelos bichos.
A idosa sempre levava ração para Mel, que vivia numa casa próximo da residência de dona Odila. Muito agitada, a cadelinha pulava o muro ou o portão da casa para fugir. Numa dessas saídas, o animal foi atropelado. Trazida até a rua da casa de dona Odila pela motorista que ocasionou o acidente, ela se prontificou a cuidar da Mel.
Ferida, a cadelinha foi levada a um consultório veterinário e o diagnóstico causou comoção: o acidente havia gerado uma séria lesão na coluna de Mel, a ponto de deixá-la inválida. “Minha mãe se disponibilizou para cuidar dela, já que sempre fez isso por todos os animais. Ela não achava justo sacrificá-la, por exemplo, só porque a cachorrinha não andava” contou Adriana Gomes Cardoso, filha de dona Odila.
Como a Mel precisava de uma cirurgia e dona Odila não tinha condições de pagar pelo tratamento, Adriana disse que a mãe resolveu entrar em contato com a equipe do deputado estadual Bruno Ganem (Podemos), conhecido pelo trabalho na Assembleia Legislativa em defesa dos animais. “Falamos com a Danielle Fogaça, assessora do deputado Bruno, para que ele nos ajudasse. De imediato, todos foram receptivos, vieram até aqui e fizeram o resgate dela. A cirurgia foi feita e ela é a verdadeira paixão da minha mãe, que se dedica muito à Mel. Por estar nessa condição, precisa de ajuda para tudo. Mas minha mãe não deixa de dar atenção aos outros animais. A Mel está viva e está bem, o importante é isso” comenta.
Além do procedimento, a cadelinha ganhou uma cadeira de rodas. “Eu agradeço imensamente toda essa ajuda que me deram, que Deus abençoe a todos porque são guerreiros”, completa dona Odila.
[tdj-leia-tambem]
Terapia do amor
Cuidar dos animais ajudou dona Odila a afastar a depressão e outros problemas de saúde, segundo Adriana. “É impressionante! Todos que têm problemas com animais pedem ajuda à ela, que nunca deixa de amparar com o necessário, se dedicando ao máximo.”
Para quem quiser ajudar a Dona Odila, ela recebe doações de ração e objetos para cães e gatos. O telefone para contato é (11) 91022-2198.