Cachorro e gato
Foto: wirestock/Freepik

A Páscoa está chegando, e podemos dizer que é a época do ano em que mais consumimos chocolate. O doce com certeza é uma paixão nacional. Mas, será que eu posso dividir essa delícia com meu animal de estimação? Não, a resposta é não!

Nesta época do ano, os veterinários reforçam que os cães e gatos não podem comer chocolate. E não vale “só um pedacinho”, ou “só uma vez”, o chocolate não é um dos alimentos que possamos compartilhar com nossos pets.

“O ponto principal é chamado teobromina, um componente presente na composição do cacau e da família da cafeína. O nosso organismo e os organismos dos animais de estimação são bem diferentes. Portanto, os animais não conseguem absolver, ou “quebrar” a teobromina, que acaba se acumulando no corpinho dos pets. Além disso, a teobromina pode ainda circular no sangue do bichinho por até 6 dias”, explicou o Dr. Matheus, da Clínica Dr. PetZoo, de Jundiaí.

Como consequência, grandes quantidades desse componente pode causar problemas neurológicos e cardíacos, como taquicardia, convulsões, crises alérgicas, tremores, vômitos e acabar levando o animalzinho a óbito.

[tdj-leia-tambem]

Fique de olho

Pronto, agora que você já sabe que não pode dar chocolate para seu animal de estimação, vale uma dica: não perca seu pet de vista. Eles podem ser bem ligeiros em subir nas mesas, armários, e acabar roubando alguns pedacinhos de chocolate.

Por isso, guarde seus doces em lugares onde eles não alcancem ou não tenham acesso, como dentro da geladeira, por exemplo.

Além disso, fique atento à saúde de seu pet. Caso presencie qualquer um dos sintomas mencionados acima, procure o veterinário imediatamente. O atendimento rápido pode reverter casos de intoxicação e salvar a vida de seu amado bichinho.

Para aproveitar a Páscoa com seu melhor amigo, existem opções de chocolates próprios para consumo animal.