Mulher com lobo no colo
Foto: Instagram/She.s.a.wolf

Qual animal de estimação você tem em casa? Um cachorrinho, um gato? Talvez um hamster? Uma mulher da Rússia, chamada Alida, abriu as portas de sua casa e do seu coração para um pet inusitado: um filhote de lobo que foi abandonado pela mãe.

Chamada de Kira, a filhote foi abandonada pela mãe lobo aos 3 dias de vida, e não sobreviveria sozinha. “A mãe da Kira vivia com outra família, mas eles não conseguiram mais cuidar dela e ela acabou em um abrigo. Ela não confia mais em pessoas. A Kira nasceu no mesmo abrigo”, explica Alida.

“Se ela fosse solta no mundo selvagem, havia uma grande possibilidade de ela morrer, porquê ninguém a ensinou como caçar. A mãe da Kira abandonou ela e os outros bebês quando eles tinham três dias, então precisaram alimentá-los manualmente”, conta.

Alida buscou Kira no abrigo quando ela tinha 28 dias de vida, e estava mais forte. Ela conta que a lobinha era muito inteligente, mas também bastante teimosa.

Foto: Instagram/She.s.a.wolf

Socialização

De acordo com a jovem, o processo de socialização da Kira começou logo no início da adoção. Lobos ficam assustados com novas coisas, por isso o treinamento foi necessário.

Assim, Kira teve contato com adultos e crianças, outros animais. “Andamos em diversos lugares para que ela se acostumasse com cheiros diferentes, ouvir novos sons. Foi um processo muito difícil, longo e tedioso, mas necessário para que Kira pudesse viver comigo em um ambiente urbano e se sentir confortável.”

Todo o trabalho deu certo, e hoje Kira é 100% domesticada, não é agressiva com outros animais e trata crianças com muito carinho. “Se a criança tem medo dela, ela não chega perto”, destaca Alida.

“Na rua, as pessoas geralmente reagem com curiosidade, perguntam se podem tirar fotos e se é perigoso viver com um lobo em casa, especialmente quanto temos uma criança em casa”. Alida ressalta que tem um filho, Bogdan, de 7 anos de idade.

[tdj-leia-tambem]