Sapos em flores
Foto: Allison Lamb

Quais foram os visitantes mais incomuns do seu jardim? Allison Lamb descobriu que suas flores coloridas viraram casas para sapinhos no seu quintal. De acordo com Allison, os sapos que visitam sua casa e sua fazenda são abundantes e incrivelmente ativos. “Tenho algumas flores que forram minha casa, elas sobem pelas paredes e nos meus cestos de flores penduradas”.

Não é incomum para Allison encontrar até mesmo um ou dois sapos pulando ao redor de sua casa. Mas um dia, enquanto inspecionava seu jardim, ela ficou chocada ao encontrar um sapo fazendo algo que nunca havia visto antes – ele estava descansando em uma de suas dálias.

“Fiquei encantada em encontrar um sapo dormindo em uma de minhas dálias”, disse. A mulher cultiva mais de 200 dálias em sua fazenda e ficou agradavelmente surpresa ao saber que as flores fornecem mais do que apenas pólen para as abelhas – elas também atuam como um hotel de tamanho perfeito para os sapinhos.

“Eu via cada vez mais à medida que o verão chegava. Alguns dias, eu podia encontrar mais de 10 rãs diferentes se abrigando em minhas flores”.

Em busca dos sapos

Durante a primavera e o verão, Allison e seus filhos passaram a maior parte das manhãs procurando rãs em seu jardim. Para eles, os sapos visitantes são uma fonte de excitação e entretenimento. Mas os sapos, que se enterram nos pequenos bolsos de pétalas das dálias, não estão lá apenas para se divertir. Eles desempenham um papel crucial para manter o jardim, especialmente essas dálias, vivo e próspero.

Sapos em flores
Foto: Allison Lamb

[tdj-leia-tambem]

“Os sapos comem os insetos maus”, explica Allison. É claro que há outros que habitam o jardim ao lado dos sapos. “As abelhas dormem em minhas dálias durante a noite, encontro pequenas aranhas que se abrigam também, e no ano passado encontrei pequenas cobras jardineiras em minhas flores. Eu também tenho várias salamandras, um louva-a-deus e, no final do verão, lagartas estão por toda parte”.

Mas, para Allison, não há nada como as rãs se abraçando dentro de suas flores. Ela adora ver os sapinhos dormindo nas pétalas, com suas cabeças pequenas, e fica sempre triste de vê-las partir no final do verão. “Elas ficam nas flores durante toda a temporada até a primeira geada chegar e as flores morrerem”, conta Allison. Os sapos partem quando faz muito frio, mas Lamb sabe que eles voltarão na primavera. E ela espera encontrar ainda mais hóspedes em seu hotel de flores.