
No último final de semana, a Prefeitura de Várzea Paulista realizou um mutirão de castração gratuito na escola municipal Erich Becker, no bairro Cidade Nova II, e na Praça do CEU, no Jardim do Lar. Ao todo, 347 animais, entre cães e gatos, foram castrados.
De acordo com o gestor do Meio Ambiente, João José de Lima, o cadastramento foi transparente, com vagas para população baixa renda e livre demanda, com índice de desistência de 10%.
Ainda segundo o gestor, no início de 2020, aproximadamente 500 vagas para castração serão abertas. “Este é um projeto muito importante para promover o controle populacional de animais da cidade e promover a saúde dos mesmos”, relata.
O coordenador da Zoonoses, Éder Carmanini, ressalta que as vagas sociais foram direcionadas a famílias cadastradas em programas com auxílio de até R$ 600 em benefícios. Já a outra parte foi selecionada por ordem de inscrição.
Além disso, o coordenador ressaltou que a equipe de Zoonoses visitou as famílias para tirar dúvidas, explicar o processo de castração e informar sobre os cuidados do pré e pós-operatório.
Como foi o caso de Lívia Brasil Ribeiro, moradora do Jardim Brasil, que levou o cão Bumer de 4 anos para castração após explicação do procedimento. “Eu tinha medo de realizar a cirurgia e ele morrer, mas a equipe me explicou como funciona a cirurgia, os cuidados do pré e pós-operatório”, diz aliviada.
Já para os moradores do Parque Guarani, Edinaldo e Jamile Lopes, a iniciativa veio no melhor momento. Eles levaram seu gato de estimação para castrar. “Programa está beneficiando muitas famílias e seus animais. Todos os envolvidos estão de parabéns!”, diz.