
Além do câncer de mama, outros tumores podem enfraquecer a saúde dos animais. Daí a importância da prevenção e do acompanhamento adequado aos nossos animaizinhos. A próstata e a uretra, por exemplo, são regiões do corpo acometida pela doença que, apesar de pouco frequente, especialmente em gatos, causa incômodos significativos, como obstrução urinária e distúrbios intestinais. Em estágios avançados, pode ocorrer a metástase óssea, causa de problemas nas vértebras lombares e na pelve.
Entre os sintomas do câncer de próstata, a médica veterinária oncologista Martha Rocha, doutora em nanociência e nanobiotecnologia, cita:
- Dificuldade ou desconforto ao urinar, podendo até ter presença de sangue na urina;
- Esforço para defecar (tenesmo);
- Defecação dolorosa (disquezia);
- Urina com coloração e aspecto alterados;
- Dificuldade para andar;
- Claudicação ou fraqueza nos membros;
- Perda de peso;
- Dor abdominal ou na região lombar.
Geralmente, animais mais velhos, a partir dos sete anos, são os mais afetados. Além disso, as raças mais propensas são: scottish terrier, beagle, poodle e pastor de Shetland. Ademais, não existe uma razão específica para o desenvolvimento da doença, tanto que mesmo os animais castrados podem tê-la.
“Infelizmente, os animais podem sentir muita dor, por isso, é relevante associar terapias analgésicas ao tratamento oncológico. Além disso, é preciso avaliar se o paciente está se alimentando, urinando e defecando; caso contrário, é necessário entrar com suporte nutricional adequado e manejo clínico”, completa Martha.
Realizam o diagnóstico mediante exame físico da próstata, onde fazem o toque retal, para avaliação do tamanho do tumor e do desconforto. Por fim, também solicitam ultrassonografia do abdômen, exames citológicos e a biópsia da próstata para determinar se se trata de um câncer ou de uma hiperplastia prostática benigna.
[tdj-leia-tambem]