
Assim como nós, os pets também sofrem com os dias quentes e abafados. O calor pode ser desafiador para cães, gatos e outros pets, mas com alguns cuidados simples, você pode garantir a qualidade de vida do seu animalzinho.
De acordo com o Dr. Matheus Moreira, do Centro Veterinário Dr. PetZoo de Jundiaí, os animais domésticos têm uma temperatura corporal que pode variar entre 37,4ºC e 39ºC. Os tutores devem prestar atenção extra para garantir o bem-estar do seu pet.
Os primeiros sinais de excesso de calor do animal de estimação podem incluir mal-estar perceptível, agitação e ofegação intensa. “Mas com cuidados simples, os tutores podem garantir que seus animais de estimação passem pelos dias de calor intenso de forma saudável e feliz”, explica Dr. Matheus. Confira as dicas do veterinário:
1. Dê acesso à água o tempo todo:
“Os tutores deve se certificar de que seu animal de estimação tenha acesso constante a água fresca e limpa. Principalmente durante os dias quentes, a hidratação é fundamental para manter a saúde do pet. Por isso, verifique regularmente se a tigela de água está cheia e troque sempre que necessário. Além disso, uma pedrinha de gelo na água pode fazer toda a diferença para deixá-la fresca”, explicou Dr. Matheus.
2. Ofereça locais frescos e sombreados
Além da água, é importante que seu animal de estimação tenha acesso a áreas sombreadas e frescas para descansar durante o calor do dia. Mantenha o pet, se possível, dentro de casa, em um ambiente confortável, com ar-condicionado ou ventiladores.
Nunca deixe seu cão dentro de um carro estacionado, ainda que por um curto período de tempo. “Carros podem aquecer rapidamente, atingindo temperaturas muito altas. Isso representa um risco muito sério e perigoso para a saúde do seu animal de estimação, podendo ser até fatal”, explica o veterinário.
3. Evite atividades ao ar livre em excesso
Em dias de calor excessivo, não é recomendado levar os animais para atividades físicas intensas ao ar livre, principalmente durante horas de pico de calor. “Prefira caminhadas mais curtas e em horários mais frescos – como no início da manhã ou no final da tarde. E dê atenção especial com as patinhas do seu animalzinho. O chão de pavimento quente pode causar ardor, ressecamento e até bolhas”, destaca.
4. Fique de olho nos principais sinais de superaquecimento
Os seus animais de estimação podem demonstrar sinais de superaquecimento, como respiração ofegante excessiva, salivação excessiva, letargia, e gengivas e língua avermelhadas. Por isso, se você suspeitar que seu pet está superaquecido, leve-o imediatamente a um local fresco e contate o veterinário.
Além do seu bichinho de estimação, o calor é um perigo principalmente para animais de rua, que não têm uma casa ou tutores para cuidar deles. Por isso, você pode ajudar esses animaizinhos, deixando potes com água fresca na frente da sua casa. Além disso, se sua calçada tem sombra, prepare um espaço confortável para que eles possam descansar as patinhas.