
O Dia de Doar, celebrado anualmente na última terça-feira de novembro, é uma data especial para incentivar a solidariedade e promover a cultura da doação. A data reforça a conscientização da importância de apoiar causas que fazem a diferença, como as ONGs que ajudam animais abandonados e em situação de vulnerabilidade.
Em Jundiaí, diversas instituições realizam um trabalho essencial, mas dependem de doações para continuar ajudando. Conheça algumas ONGs que você pode apoiar e saiba como sua contribuição pode transformar vidas.
ONGs que ajudam animais em Jundiaí
Turma do Abrigo Jundiaí
A Turma do Abrigo resgata cães e gatos abandonados, cuidando deles até que estejam prontos para ir para um novo lar. Eles também realizam ações educativas para conscientizar sobre o bem-estar animal e a importância da adoção responsável.
A ONG recebe ração, remédios veterinários, cobertores, casinhas, brinquedos e itens de higiene animal, e retira as doações na sua casa (na região de Jundiaí).
Além disso, você pode ajudar financeiramente. A cada R$ 80 em doações, a ONG consegue ajudar cinco cachorrinhos ou gatinhos. Para doar, você pode fazer um PIX: CNPJ – 22.772.688/000160 – Turma do Abrigo. Saiba mais no site: turmadoabrigo.org ou acompanhe-os nas redes sociais, pelo @turmadoabrigojundiai.
Ver essa foto no Instagram
UIPA Jundiaí – União Internacional Protetora dos Animais
A UIPA é a associação civil mais antiga do Brasil, responsável pela instituição do Movimento de Proteção Animal no país no século XIX. A organização luta contra o abandono e a crueldade contra animais. Na unidade de Jundiaí, a UIPA abriga cerca de 200 animais.
Além do resgate e cuidado, a ONG promove feiras de adoção e conta com programas de voluntariado e apadrinhamento. Doações são utilizadas para manutenção do abrigo e cuidados médicos dos animais.
Você pode ajudar com doações de rações, remédios, cobertores, jornais, sacos de lixo, desinfetantes, entre outros, nas diversas feiras de adoção que a UIPA promove na cidade. Além disso, é possível fazer uma doação financeira, pelo PIX 51.921.112/0001-16 (CNPJ). Acompanhe a ONG pelas redes sociais, através do @uipa.jdi.
Ver essa foto no Instagram
SOS Animais Abandonados
Há mais de 20 anos, esta ONG acolhe e cuida de animais resgatados em situação de risco. A SOS Animais Abandonados também promove a adoção responsável e denúncias de casos de maus tratos em suas redes sociais. Sua estrutura depende de contribuições financeiras e doações de itens como ração, remédios e produtos de limpeza.
A população pode ajudar adotando os animais do abrigo, apadrinhando-os ou doando para a ONG, através do PIX: 12.983.370/0001-75 (CNPJ). Acompanhe a ONG pelas redes sociais, através do @sosanimaisabandonadosoficial.
Ver essa foto no Instagram
Instituto Focinho Feliz
Este grupo resgata animais e promove mensalmente feiras de adoções responsáveis, com foco também na educação sobre comportamento animal, auxílio veterinário, castração, vacinação. Doações são destinadas ao pagamento de tratamentos e compra de alimentos para os animais de estimação resgatados de abandono ou situações de maus-tratos.
A ONG Focinho Feliz não tem um espaço físico, ou seja, não é um abrigo, Portanto, a ajuda mais importante é de voluntários para serem lares – ainda que temporários – para os animais resgatados. Para colaborar com a instituição, acompanhe suas redes sociais, através do @oinstitutofocinhofelizoficial para saber sobre as próximas feiras de adoção e onde entregar doações, ou entre em contato pelo WhatsApp: 11 99793-4625.

Associação Mata Ciliar
Focada na conservação da biodiversidade, a Associação Mata Ciliar de Jundiaí reabilita animais silvestres vítimas de atropelamento, queimada, eletrocussão e tráfico, para que retornem à natureza, além de promover ações educativas.
As doações ajudam no manejo e cuidado dos animais resgatados. Você pode doar pelo PIX 61.056.933/0001-95 ou através deste link.
A associação também busca pessoas que adotem os animais, em modelo de apadrinhamento. Ainda que o objetivo seja reabilitar os animais para que voltem para seu habitat, por alguma sequela física ou até psicológica, alguns permanecem com a Mata Ciliar em cativeiro.
Você pode adotar animais como a onça-parda Mayo, o lobo-guará Serrana, bugios e araras, simbolicamente por um ano.


Os adotantes doam R$ 20 mensais e recebem um certificado digital, além de informações mensais sobre o animal apadrinhado. Ainda é possível conhecê-los agendando uma visita monitorada.
Saiba mais acessando mataciliar.org.br ou acompanhando a associação pelas redes sociais, através do @mataciliar.
ONG Bicho Legal
Desde 2005, a ONG Bicho Legal de Jundiaí trabalha na prevenção de maus-tratos e abandono. A organização não é um abrigo, mas colabora com a saúde e bem-estar animal com ações como feiras de adoção, orientações em casos de maus-tratos, mutirões de castrações e encaminhamentos para atendimento veterinário a baixo custo a partir de parcerias com clínicas da cidade.
Ver essa foto no Instagram
Você pode ajudar financeiramente, a partir de transferência para a conta-corrente 002611-8, agência 0316, operação 003 – Caixa Econômica Federal. Além disso, a ONG Bicho Legal recebe doações de ração e oferecimento de trabalho voluntário. Basta enviar um e-mail para
[email protected] com seus dados completos: nome, endereço, telefones e como pretende ajudar.
Saiba mais acessando www.bicholegal.org.br ou acompanhando a associação pelas redes sociais, através do @ongbicholegal.
Meawdote
Especializada em gatos, a Meawdote promove a adoção responsável de felinos. Para arrecadar fundos para manter os pets até conseguirem novos lares, a Meawdote criou o evento Yoga com Gatinhos. No encontro, você pode participar de um dia de prática de yoga acompanhada de diversos gatos disponíveis para adoção.


A ONG recebe doações em produtos, como ração, sachês e petiscos, medicamentos, areias, caixas de areia, tapetes higiênicos, entre outras necessidades. A Meawdote também aceita doações em dinheiro. Para fazer sua doação, mande um e-mail para [email protected]. Você também pode conhecer os animais para adoção e acompanhar a agenda do Yoga com Gatinhos pelo site www.meawdote.com.br ou acompanhando através das redes sociais, no @larmeawdote.
Por que doar?
Doar é um gesto de empatia que pode salvar vidas. Ao apoiar essas ONGs, você está garantindo que centenas de animais tenham acesso a cuidados básicos, proteção e, principalmente, a chance de encontrar um lar amoroso.
Não precisa esperar pelo Dia de Doar, faça a diferença para os animais hoje mesmo. Escolha uma ou mais ONGs, contribua e ajude a espalhar o impacto positivo dessa corrente de solidariedade.