
O clima de Natal chegou antecipado para Hana Buscke e sua família; e de um jeito totalmente inesperado. Ao comprar uma árvore em uma fazenda e levá-la para casa, eles não imaginavam que, entre os galhos, havia três pequenos moradores escondidos: filhotes órfãos.
A surpresa surgiu no fim de novembro, quando Hana e o marido aparavam os galhos mais longos antes de levar a árvore para dentro. De repente, algo caiu no chão. Era um pássaro bebê.
“Nós imediatamente envolvemos o pequeno em um cobertor para aquecê-lo e corremos para verificar o caminhão, apenas no caso de haver mais. E nós encontramos outro!”, contou Hana ao The Dodo.
A busca continuou ao redor e dentro da árvore e então o ninho foi encontrado, ainda com mais um filhote lá dentro.
Provavelmente separados dos pais quando a árvore foi cortada para a venda, os passarinhos estavam famintos e vulneráveis. Mas não ficariam desamparados.
Acolhimento, rotina intensa e muito cuidado
A partir daquele momento, Hana e o marido decidiram assumir os cuidados dos três órfãos. Ele, que já trabalhou em um centro de resgate da fauna silvestre, sabia o quanto os filhotes exigiriam dedicação. “Definitivamente é um trabalho difícil. Temos que alimentá-los com muita frequência durante o dia, mas, felizmente, eles dormem lindamente durante a noite”, explicou Hana.
Sob a atenção constante do casal, os pássaros começaram a crescer rapidamente. Em menos de duas semanas, já exibiam mudanças impressionantes, ficando mais fortes e independentes.
Primeiros voos e preparação para a vida ao ar livre
Para ajudar os filhotes a se acostumarem com o ambiente externo e praticarem voo, a família montou um pequeno recinto no quintal.
Com o Natal se aproximando, a presença dos três órfãos trouxe ainda mais significado para o período festivo da família. “Eles realmente se tornaram nossas pequenas surpresas de Natal, e só queríamos dar a eles a melhor chance de crescerem fortes”, disse ela.
E, segundo Hana, a convivência tem sido transformadora:
“Eu pensei que seríamos nós que os ensinaríamos, mas de muitas maneiras eles também estão nos ensinando. Paciência, gentileza e como desacelerar e apreciar os menores momentos”.
A última revelação: quem eram os visitantes natalinos?
Quando finalmente identificaram a espécie dos filhotes, veio mais uma surpresa bem-humorada: tratava-se de tentilhões verdes, nome que, segundo Hana, lembrou imediatamente um personagem natalino famoso.
“Descobrimos que eles são tentilhões verdes, o que soa um pouco como o Grinch de Natal”, divertiu-se. “Isso nos fez rir, porque em vez de roubar o Natal, eles realmente se tornaram a parte mais doce do nosso.”