
A Unidade de Gestão da Casa Civil, a Assessoria da Pessoa Idosa e o Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA), criaram uma campanha que incentiva a adoção responsável de cães e gatos por idosos. De acordo com os responsáveis, o principal objetivo da campanha é, além de reduzir o número de animais abandonados na pandemia, e levar companhia para os idosos.
“Percebemos que, por conta da pandemia, o isolamento social tem deixado as pessoas mais solitárias, especialmente os idosos, e até um aumento significativo nos quadros de ansiedade e depressão. Em muitos casos, causados pela ausência de companhia”, comenta a Assessora de Políticas para o Idoso, Alessandra Citelli. “Por meio da criação da Campanha de Adoção de Animais por Idosos e dos processos de adoção responsável, é possível contribuir para a diminuição destes quadros, além de proporcionar acolhimento, atenção e carinho a estes animais, gerando companhia mútua e alegria aos idosos”, conta Alessandra.
O DEBEA busca diminuir o número de animais abandonados, principalmente por maus tratos ou casos em que o tutor não tem condições de cuidar dos animais. “Todos os animais abrigados no Departamento, disponíveis para adoção, são castrados, vacinados, vermifugados e identificados por microchip. Além disso, será oferecida orientação para a escolha do animal e melhor adequação ao estilo de vida do idoso”, explica a diretora do DEBEA, Daniela Araujo Passos.
[tdj-leia-tambem]
Para adotar um animal, os interessados podem procurar o DEBEA na Rua Abraão Farrão, nº 8 – Chácara São Francisco. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. É preciso apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
O telefone para contato é (11) 4582-2649, ou também é possível acessar o site para conferir as fotos dos animais disponíveis para adoção. Os gatos e cães são entregues aos novos tutores já vermifugados, castrados e vacinados