Foto: Divulgação/Mata Ciliar
Foto: Divulgação/Mata Ciliar

Nesta quarta-feira (19), profissionais ambientais de Várzea Paulista encerraram o curso “Manejo e Contenção”, na sede da Associação Mata Ciliar. O procedimento para salvar a vida de um animal em risco começa desde o seu primeiro contato no resgate. Por isso, é de extrema importância saber como proceder. Participaram do curso profissionais da Divisão de Educação Ambiental e Bem Estar Animal e do grupo de voluntários do corpo de bombeiros de Várzea Paulista.

“Muitas vezes nós recebemos animais transportados da maneira errada e isso prejudica a reabilitação, podendo agravar alguns casos”, explica Paula Campanholi, médica veterinária e coordenadora do curso. “E o objetivo do curso é exatamente esse, principalmente com as cidades parceiras da Mata, para que os profissionais tenham o entendimento da procedência e importância de um resgate seguro, crucial para salvar a vida de um animal.”

O curso teve duração de 12 horas, divididas em dois dias (5 e 19 de julho), com parte teórica e prática. Na parte teórica, os participantes aprenderam quais os materiais de contenção, como utilizá-los, onde consegui-los e como produzi-los, além de formas de resgate, transporte e soltura.

Na prática, os profissionais acompanharam o manejo em grandes felinos. Já na quarta-feira, realizaram o manejo de aves e mamíferos, vítimas recorrentes das ocorrências diárias de Várzea Paulista, como maritacas e saguis.

[tdj-leia-tambem]