Igor abraçado a duas bassets fêmeas
Igor acalmava as bassets Migles e Minie enquanto esperavam pela castração. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

O sábado (7) foi movimentado na região do Rio Acima, em Jundiaí. O bairro recebeu o mutirão de castração de cães e gatos do Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA).

Daniela Araújo Passos, diretora do departamento, afirma que a ação foi um sucesso. Estima-se que 280 animais tenham sido castrados.

“Quando a gente faz as inscrições, agendamos uma quantidade um pouco maior de participantes porque sempre ocorrem faltas, mas neste aqui do Rio Acima, estamos muito felizes com o envolvimento da população. Registrando pouquíssimas ausências”.

Mais saúde

 Além do controle populacional, a castração também é um ato de amor ao bicho de estimação, uma vez que evita que futuros problemas graves de saúde possam acometer o animal.

Foi com esse propósito, que garantir o bem-estar de Migles, de 3 anos, e Minnie, de 8 meses, que Rita Castro levou as bassets mãe e filha, respectivamente, para o mutirão.

“Quando ela teve cria foi uma situação programada, mas vieram quatro cachorrinhos. Castrando, além de também controlar a possibilidade de uma nova cria, também sei que estou contribuindo para a saúde das minhas duas meninas”, disse.

O aposentado Geraldo Montagner também aproveitou para levar dois de seus cinco cães. Os outros três que ficaram em casa já foram castrados no mutirão do ano anterior.

“Em casa, deixei a Bisteca, a Lobinha e a Zuma, e hoje eu trouxe a Jade e o Marley, o único menino da turma. Acho que é algo que faz bem para o animal, vão ganhar em saúde”, acrescentou.

O próximo mutirão vai ocorrer no bairro da Santa Clara e vai atender também moradores de bairros vizinhos, como o Paiol Velho, Vila Maringá e Varginha. A data ainda não foi definida.

[tdj-leia-tambem]