
Ryzhik é um pequena gato que está reaprendendo a andar depois de ser o primeiro felino equipado com implantes de titânio nas patas. O animal de rua teve que ter todas as patas amputadas devido à gangrena depois de sofrer queimaduras por causa da geada em sua cidade de Tomsk, na Sibéria, onde a temperatura caiu para – 40° C.
Normalmente, na Rússia, os gatos que sofrem essas condições acabam abatidos. Mas felizmente a vida sorriu para o gato, que acabou sendo encontrado e cuidado por um novo tutor. Através de uma clínica na cidade Novosibirsk equipou as novas patas biônicas usando tomografia computadorizada sofisticada e modelagem 3D.
“Ele é definitivamente o primeiro gato do mundo que passou por tais cirurgias”, explicou o veterinário Sergey Gorshkov. “Os membros têm plena conexão com a pele e o osso. A parte do membro que vai dentro do corpo é esponjosa, o tecido ósseo cresce dentro dele”, acrescentou . “Conseguimos um bom resultado”.
De acordo com o tutor, Ryzhik – que significa ruivo em russo – não está tentando remover os membros. Isso significa que ele está satisfeito com sua nova mobilidade. A clínica de Gorshkov é pioneira em novos métodos para ajudar animais em perigo. Além disso, a clínica está trabalhando na reconstrução de bicos para papagaios e cascos para gado.
[tdj-leia-tambem]
Com informações de Mirror.Co.Uk.





