
Dentre os motivos que fazem os cães terem tanto medo dos rojões é que, é que eles os encaram como uma ameaça, por ser algo bastante ruidoso. Nisso, alguns cães podem até ficar mais agressivos a fim de tentar se proteger. Outros tendem a fugir ou se esconder.
Além de traumas, alguns cães possuem também uma pré-disposição genética a serem mais medrosos. Para esses animais, qualquer coisa pode ser motivo para se assustarem.
Mas, como acalmá-los?
A principal dica para acalmar o seu bichinho é ficar calmo e encarar a situação numa boa, já que eles são capazes de te sentir.
Ou seja: nada de pânico ou estresse para não aumentar o temor dele. Suas ações devem ser somente positivas, fazendo carinho, entretendo ele com brinquedos e petiscos durante a ocasião. Vale apelar para as comidinhas especiais, que o seu bichinho gosta muito.
Uma das formas de induzir o animal ao relaxamento e tranquilidade é com a sua respiração. Quando respiramos profundamente, nosso coração bate mais devagar. Isso ajuda o cachorro a regular com o nosso estado e se acalmar. Se ele permitir e quiser, coloque-o próximo ao seu peito para ele sentir as batidas do seu coração.
É muito importante também que o cachorro se sinta seguro e protegido em momentos de medo e estresse. Por isso, prepare uma casinha ou um esconderijo para ele poder se abrigar. Coloque cobertores nas janelas e portas para abafar o som de fora. Tire do ambiente objetos perigosos e cubra quinas de móveis.
Para não deixar o peludo sozinho em casa, algumas pessoas optam por levar o animal para a praia, para a rua ou local que forem passar a virada. Nada disso é recomendável. O ideal é ficar em casa com o animal, em um local conhecido, com todos os recursos já mencionados. Levar ele para fora só irá aumentar o medo e a chance de fuga.
Há, ainda, playlists no Youtube e no Spotify com músicas relaxantes específicas para cães, chamada Relax My Dog, para ouvir enquanto ele estiver nesse ambiente mais tranquilo. Se colocada com volume mais elevado pode ajudar a criar um clima mais relaxante para o cão, amenizando um pouco o barulho dos fogos. Também há a mesma para gatos, chamada Relax My Cat.
Outra dica é não sedar o animal, já que medicar o bichinho por conta própria pode ou não surtir efeitos, ou surtir efeitos reversos, deixando o animal ainda mais excitado. Nesse caso, o cão pode até relaxar e dormir, mas acordar ainda mais assustado durante os fogos.
Para finalizar, existe ainda uma técnica chamada tellington touch. Ela se baseia colocar faixas em pontos específicos do corpo do animal. Se treinada com antecedência, pode ajudar muito a relaxar o animal. Mas nada de inventar de amarrar o cachorro somente na hora! Faça antes.
Se preferir, também existem os coletes contra medo. Eles ajudam o animal a se sentir abraçado e protegido – mas não vale para os cães que odeiam roupinhas.