
Quando a maré começou a subir, a situação começou a ficar mais perigosa para Millie, um cachorro perdido que havia desafiado os esforços da polícia, bombeiros e guarda costeira para resgatá-la de lamaçais traiçoeiros.
Na tentativa de tirar o cachorro dali, os socorristas tiveram que usar a imaginação e tiveram a ideia de prender uma salsicha a um drone e esperar que o cheiro da comida atraísse Millie para a segurança. Felizmente, o plano funcionou e a pet se reuniu com seu tutor depois de seguir a salsicha pendurada para um terreno mais alto e seguro.
Millie desapareceu depois de ter escorregado até o lamaçal, em Hampshire, na Inglaterra. Depois de apelos públicos, descobriram o cachorro nos lamaçais, correndo o risco de ser engolido pela maré. Ela resistiu aos esforços para guiá-la a um local mais seguro até que um piloto sugeriu pendurar comida a um dos veículos aéreos não tripulados que haviam sido usados para rastrear o cão.
“Foi uma ideia louca”, disse Chris Taylor, o presidente da equipe Denmead Drone Search and Rescue. Mas eles pressionaram e depois de verificar os regulamentos da Autoridade de Aviação Civil e o MTOW [peso máximo de decolagem] de suas máquinas, os socorristas calcularam que poderiam anexar uma única salsicha a um drone.
“Um dos moradores locais da praia de onde estávamos voando nos forneceu as salsichas. A mulher as cozinhou para nós e nós as prendemos com fio”, contou Taylor.
Deu tudo certo
Para alegria dos socorristas, Millie mordeu a isca. “Se não a tivéssemos afastado daquela área, a maré teria entrado e ela estaria em risco de se afogar”, disse Taylor. “Era algo que nunca havíamos tentado antes – as salsichas eram o último recurso, pois não conseguíamos alcançá-la de caiaque ou por qualquer outro meio”.
“Porque Millie estava com fome, funcionou para afastá-la do perigo para terrenos mais altos, que não iriam para debaixo d’água. Certamente consideraríamos o uso de salsichas novamente: cada cão e cada operação de busca será sempre diferente, mas se estivéssemos em uma situação semelhante novamente, empregaríamos os mesmos métodos para atrair o cachorro“.
Emma Oakes, tutora de Mille, reforçou o alívio de ter a pet de volta. “Foi absolutamente fantástico tê-la em casa. Millie gosta muito de comida e ela come qualquer coisa que você lhe der… cenouras cruas, pepino – mas ela prefere muito as salsichas. A carne é sua comida favorita, então pendurar uma salsicha foi provavelmente a melhor coisa com que eles puderam atraí-la.”
[tdj-leia-tambem]
Com informações de The Guardian.