
Nesta segunda-feira (16), um tucano-de-bico-verde chegou ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí. O animal, habitante de florestas altas, principalmente em áreas montanhosas da Mata Atlântica, estava caído no quintal de uma casa de Jundiaí.
Devido a destruição de seu habitat, a ocorrência desta espécie em vida livre tem se tornado cada vez mais rara. De acordo com a Mata, este tucano apresentava algumas deformações e indícios de domesticação, ou seja, criado em cativeiro, como pet.
“É um adulto e possui algumas alterações características de um animal silvestre que sofreu a tentativa de ser domesticado”, explica Júlia Freitas, médica veterinária da Mata Ciliar.
Segundo ela, o tucano é manso, mas está com penas de suas asas cortadas, impossibilitando que voe. Além disso, o animal silvestre possui aspectos de má nutrição, como descamação de seu bico e em sua pata. A pata também está com uma má formação, provavelmente, por sua vida em cativeiro.

Agora, a equipe da Mata Ciliar fará análises constantes para assegurar sua saúde, como corrigir a dieta. Assim, com o crescimento de suas asas, os especialistas podem seguir com o processo de reabilitação do tucano.
[tdj-leia-tambem]