Ursos brincando em rede
Foto: Reprodução/Facebook

Você já viu uma criaturinha pequena tentando subir em uma rede para cochilar? Agora imagina se os irmãos dessas criaturinhas estivessem tentando derrubá-la? Essa foi a cena que uma mulher se deparou ao flagrar ursos filhotes brincando em seu quintal.

Margaret Perkins mora em Asheville, nos Estados Unidos, e flagrou, no dia 9 de julho, três ursinhos brincando na rede em seu quintal. Durante vários minutos, os filhotes de urso lutam para subir na rede branca, normalmente reservada para uso humano, a virando e caindo no chão.

“Foi muito engraçado de se ver”, disse Margaret. Ela viu os ursos pela primeira vez após ouvir os gritos das pessoas que passavam por sua casa. “Foi quando me levantei para olhar. Pensei que meu filho, que vive fora do estado, não ia acreditar nisso”. Assim, ela começou a gravar a cena pelas câmeras de segurança de sua casa.

Ainda que achasse fofo, a mulher sabe que pode ser perigoso chegar perto de filhotes de urso, pois a mãe ursa está geralmente por perto e protegerá seus filhotes.

“Há uma mãe gigante que já vimos antes. Eu podia ver a mãe de lado. Temos um grande arbusto de amora do outro lado da cerca, e ela estava nos arbustos”. As crias tinham mexido na cerca para chegar à rede, aparentemente com a bênção da mamãe ursa. “No final do vídeo, quando você pode ver que as três crias estão olhando para alguma coisa, elas estão olhando para a mãe”, disse Margaret. “É quando ela diz: ‘Está na hora de ir!””.

“É sempre emocionante vê-los quando se está em um lugar seguro. E eu estava em segurança dentro de minha casa, perto de uma janela”.

Fofos, mas não para abraçar

Jennifer Strules, uma pesquisadora da N.C. State que trabalha em um estudo sobre ursos, disse que os filhotes na rede são, sem dúvidas, muito fofos. Mas, o conforto no quintal dos humanos pode ser problemático.

“O problema são os ursos, em todas as idades, mas especialmente quando são jovens. Eles aprendem algo com cada interação que têm com as pessoas, mesmo passivamente”, disse Strules. “Portanto, mesmo que possa parecer completamente inocente permitir que filhotes e outros ursos mais velhos façam o que quer que estejam fazendo nas proximidades da casa de alguém, o que eles aprendem com essa experiência é que podem se aproximar das pessoas e de suas residências sem nenhuma consequência negativa”.

De acordo com a pesquisadora, os filhotes do vídeo nasceram entre janeiro ou fevereiro, como é típico. “Os ursos são animais altamente adaptáveis e inteligentes que estão sempre explorando seu ambiente e procurando por fontes de alimento”, disse Strules.

Os ursos apelam para os humanos por causa de suas estruturas familiares, e eles são bonitinhos, especialmente os filhotes. Isso faz parte do enigma em situações como a brincadeira da rede – os filhotes são apenas adoráveis de se ver. “Eu sei – meu coração também derrete, toda vez que eu vejo essas coisas. É suposto eu ter reserva profissional, mas eu, em particular, não tenho”, disse a pesquisadora com uma risada.