
Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a monitorar pesquisas sobre a relação entre animais domésticos e a doença.
No entanto, a preocupação toma de conta, aliás, quem gostaria de ver seu bichinho correndo riscos? Com isso, o Tribuna de Jundiaí conversou os médicos veterinários da Clínica Dr. PetZoo, Matheus Moreira e André Christopher.
Os especialistas orientam cuidados básicos de higiene tantos e que pessoas infectadas limitem o contato com seus animais, como as autoridades de saúde já haviam recomendado.
Matheus detalha que os cuidados básicos são: “Lavar as mãos antes e depois de tocar nos animais, alimentos, fezes ou urinas, além, é claro, de evitar beijar ou compartilhar alimentos com cães e gatos”.
Ele ainda destaca que os passeios devem ser feitos em locais tranquilos e evitar parques lotados, com aglomeração de pessoas e animais. “O contato entre humanos deve ser o menor possível para evitar a propagação do vírus”, acrescenta Matheus.
Para tranquilizar o pessoal, André afirma que a população não deve entrar em pânico porque, até o momento, apenas um caso do vírus em animais foi registrado.
“O cachorro encontrado em Hong Kong não apresentava sinais clínicos da doença, ou seja, era uma versão mais fraca do vírus. Ainda não dá para saber se animais podem transmitir o coronavírus com apenas um caso isolado, mas cuidados básicos devem ser tomados”, alerta.
A Clínica Dr. PetZoo fica na Rua Bom Jesus do Pirapora, 2654, Vila Rami, Jundiaí (SP). Mais informações pelo telefone (11) 4587-1216.