
Jason McKenry perdeu seu gato Ritz, de 2 anos de idade, em junho de 2006 e pensou que nunca o veria novamente. Mas, em 2022, recebeu a notícia – francamente, inesperada – Ritz estava vivo e voltando para casa. A mensagem veio de um veterinário, que estava prestes a aplicar a injeção de eutanásia no gato, quando encontraram um microchip.
Não se sabe exatamente o que aconteceu com o gato nesses 18 anos, mas o tutor conta que ficou sabendo que Ritz “pegou uma carona” na caminhonete de um vizinho após sair do apartamento.
Nos últimos dois anos, porém, Ritz sobreviveu graças à bondade de estranhos. Foi um desses estranhos que levou o gato ao veterinário e iniciou a cadeia de eventos que levou à reunião de Jason e seu gatinho. “Gostaria que ele pudesse falar. Eu adoraria ouvir sua história”, contou Jason ao Delaware News Journal.

Quando Ritz sumiu
O tutor conta que estava em uma viagem a trabalho na época, quando seu colega de quarto abriu a porta do apartamento e o gato correu para fora. O homem bateu de porta em porta, procurando o gato ou qualquer informação que o ajudasse a encontrar o gatinho, de apenas 2 anos na época.
Assim, um de seus vizinho comentou que enquanto dirigia por uma avenida próxima, alguém fez um sinal avisando que um gato havia pulado da traseira de sua caminhonete. “Por causa da maneira como ele desapareceu, não tínhamos uma boa ideia de por onde começar a procurar”, disse Jason.
Durante dias, o tutor colocou cartazes na região e ligou para abrigos, mas nem sinal de Ritz. Com o passar dos meses, a busca do Ritz diminuiu cada vez mais. Nestes anos, Jason se casou com sua namorada Liz, cujo gato, Bailey, tinha sido o melhor amigo de Ritz. O casal se mudou para Annapolis, Maryland, cerca de 11 anos atrás e teve dois filhos.

Tanto Bailey como um gato que McKenry adotou depois do desaparecimento de Ritz morreram. Isso deixou o casal com pouca esperança de que Ritz ainda estivesse vivo. “Nós achamos que se ele sobreviveu aos primeiros meses, com certeza já tinha ido”, disse Liz.
[tdj-leia-tambem]
‘Não parece ser possível’
A reação de Jason ao receber a mensagem de texto do veterinário chamou a atenção de sua esposa. “O que você acabou de dizer?” Liz perguntou a seu marido. Pegando o telefone dele, ela correu e ligou para o Lums Pond Animal Hospital. “Isso não parece possível”, disse ela ao ouvir que o gato tinha sido encontrado. “Você tem certeza?”
“Ele é um tabby cinza”, a voz ao telefone lhe assegurou. “Ele está bem aqui”.
Assim, o casal pegou seus filhos e dirigiu até o hospital de animais onde se reuniram com o Ritz. A família não têm certeza se o gato os reconhece, mas contam que ele está sendo amigável. “Ele obviamente teve uma longa vida agitada. Mas ele estará confortável para o tempo que lhe restar”

