Cachorro preso em bueiro
Foto: Eduarda Antochevis/Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal

Era por volta de 13h30 da tarde de um sábado, quando o Corpo de Bombeiros da cidade Balneário Pinhal, no Rio Grande do Sul, resgatou um cachorro que acabou preso em um encanamento subterrâneo.

De acordo com Daniel Schalemberger, coordenador do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) de Pinhal, uma mulher que passou pelo local e ouviu o choro do cachorro acionou o socorro. Naquele momento, o cão estava apenas com parte da cabeça para fora.

Cachorro preso em bueiro
Foto: Eduarda Antochevis/Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal

A princípio, a informação era que o cachorro estava preso em um bueiro. No entanto, assim que a equipe chegou ao local, percebeu que o resgate não seria tão simples.

Resgate difícil

De acordo com os bombeiros, o cachorro estava dentro do cano, há aproximadamente cinco metros do acesso pelo bueiro. O coordenador e presidente do Serviço Auxiliar Bombeiro do município, Daniel Schalemberger, não era possível acessar o cano, que tinha muito barro, sacolas e lixo.

Ainda segundo as autoridades, o cachorro estava em uma área particular, nos fundos de um supermercado. Dessa forma, após pedir autorização do proprietário do mercado, precisaram quebrar o piso do local para salvar o bichinho. “Nós precisamos quebrar aproximadamente 12 centímetros de piso e depois o cano, por isso demorou um pouco mais”, contou Schalemberger.

De acordo com os bombeiros, inicialmente o cachorro estava muito acuado, mas durante a ação do resgate, começou a se movimentar e chorar, com medo. “Quando nós o tiramos, ele não teve nenhuma reação, não mordeu ninguém, queria mesmo ser ajudado”.

Não se sabe por quanto tempo o cachorro estava preso no local. Daniel explicou que o cachorro vive nas ruas da região. O pet foi resgatado com um ferimento na orelha e no olho, possivelmente infeccionado, e foi encaminhado para o serviço veterinário da região para receber cuidados.

[tdj-leia-tambem]