Foto: Javiera Paz
Foto: Javiera Paz

Aos 96 anos de idade, o avô de Javiera Paz, Luis, pode ter pensado que já havia vivido quase tudo. Embora ainda saudável e ativo até certo ponto, Luis parecia ter aceitado uma vida tranquila de descanso e lazer em casa em vez de buscar novas experiências. Mas então tudo mudou.

Javiera, sabendo que seu avô gostava de animais quando jovem, perguntou a Luis se ele já havia pensado em adotar um cachorro. O avô respondeu que sim, mas foi persuadido contra a ideia por sua esposa e alguns membros da família, que temiam que um cachorro fosse demais para ele.

Foto: Javiera Paz

“Ele estava entusiasmado, mas outros não estavam”, disse o neto. “Ele sempre gostou de cachorros, mas fazia muitos anos que não tinha um animal de estimação. Então, decidi levar um cachorro para ele.” O nome do filhote era Capito. E, com certeza, os parentes de Luis que não gostavam de cachorro foram silenciados. Eles ficaram encantados com o cachorro. “Todos ficaram surpresos, mas aceitaram Capito imediatamente. Ele se adaptou muito bem.”

[tdj-leia-tambem]

Um novo cachorro, uma nova vida

A partir daí, cada dia que passava com um cachorro em sua vida provocava uma mudança em Luis. Parecia que ele estava rejuvenescendo. “Meu avô está feliz e muito mais ativo. Ele implementou uma rotina com Capito”, disse Javiera. “Antes, ele simplesmente assistia à televisão. Agora, ele se levanta cedo para sair com Capito, e o cachorro o acompanha enquanto ele trabalha no jardim. O Capito rouba seus sapatos e pede carinho. Eles saem para passear na praia – todos os tipos de atividades que meu avô costumava se recusar a fazer.”

Luis e Capito são uma combinação feita no céu. Já se passaram mais de três meses desde que Javiera chegou à casa do avô com Capito nos braços. E, nesse período, o vínculo entre eles tem se aprofundado a cada dia. Graças a Capito, a vida de Luis nunca pareceu tão vibrante – embora também tenha havido muito tempo para descansar.

A escolha de adotar um animal nunca deve ser tomada sem pensar, e pessoas idosas com animais de estimação geralmente precisam de um pouco mais de apoio de amigos e familiares. Mas Javiera testemunhou em primeira mão os benefícios que cachorros como Capito podem trazer. “Ver o relacionamento de Capito com meu avô e o que ele trouxe para a vida de meus avós me reafirma que tomei uma boa decisão.”