Um opióide de uso veterinário que é utilizado para anestesiar elefantes, chamado carfentanil foi encontrada miisturada à cocaína que provocou mais de 20 mortes na última semana, na Argentina, segundo a imprensa local, que teve acesso a relatos de peritos que analisaram a substância.

“Os resultados de dois estudos de especialistas independentes chegaram à conclusão de que a substância utilizada para aumentar o cloridrato de cocaína, encontrada em várias amostras apreendidas no contexto dessas ações, é o carfentanil, um opioide extremamente forte cujos efeitos são 10 mil vezes mais fortes, ou mais forte que a heroína ou o fentanil”, diz o “Clarín”.

[tdj-leia-tambem]

O jornal afirma que a substância foi identificada tanto por peritos do laboratório da Promotoria de Munro quanto pelo laboratório da Polícia Científica de Buenos Aires. Inicialmente, a suspeita era de que a droga estivesse adulterada com a mistura de outro opioide, o fentanil.

“A dose letal para carfentanil em humanos é desconhecida. No entanto, como observado, ele é aproximadamente 100 vezes mais potente que o fentanil, que pode ser fatal na faixa de 2 miligramas, dependendo da via de administração e de outros fatores”, detalha a DEA, agência americana de combate às drogas.