Nesta sexta-feira (20), a atriz Angelina Jolie criou uma conta no Instagram para compartilhar uma carta que recebeu de uma jovem afegã, que contava sobre as consequências do retorno do Talibã ao país e os impactos na vida do povo do Afeganistão.
Desde a criação da conta, Jolie ganhou mais de 1,8 milhões de seguidores, e bateu o recorde de atingir 1 milhão em menos tempo.
“Essa é uma carta que me foi enviada de uma adolescente no Afeganistão. Neste momento, a população do Afeganistão está perdendo sua comunicação através das mídias sociais e de se expressar livremente”, escreveu a atriz na legenda no primeiro post da conta, com a carta.
“Por isso, eu vim ao Instagram para compartilhar as histórias e vozes daqueles do outro lado do mundo, que estão lutando por seus direitos humanos básicos”, continuou.
O povo afegão, principalmente as mulheres, passam por grande apreensão e medo. No passado, quando o país era governado pelo Talibã, as mulheres e meninas não podiam trabalhar ou estudar após os 12 anos, e só saíam de casa acompanhadas ou com permissão do marido. Jovens meninas eram forçadas ao casamento e tinham que usar apenas a burca – vestimenta que cobre o corpo todo, com apenas um pequeno visor na altura dos olhos.
Uma fonte revelou à revista People o motivo de ela ter decidido se pronunciar sobre o caso, e a carta.
“Angie se sentiu ‘forçada’ a colaborar com esse momento em que mulheres e jovens estão perdendo a capacidade de se comunicar pelas mídias sociais e de se expressarem livremente, no Afeganistão. Do ponto de vista dela, se ela pode ser parte do esforço de ampliar as vozes deles, então ela sente que é motivo suficiente para ajudar e usar sua plataforma”, disse.
[tdj-leia-tambem]