
Após meses de espera, a histórica missão Artemis I decolou nas primeiras horas desta quarta-feira (16). O lançamento espacial de 98 metros de altura, no horário de Brasília, foi realizado às 3h47.
A espaçonave não tripulada enviada para ao redor da lua é histórica, por iniciar a jornada e abrir o caminho para a Nasa, pela primeira vez em meio século, poder levar astronautas à superfície lunar .
No topo do foguete se encontra a espaçonave Orion, uma cápsula que, ao chegar ao espaço, se separou do foguete. Orion foi projetado visando levar humanos, porém, nesta missão de teste, seus passageiros são inanimados, como manequins que coletam dados afim de auxiliar futuras tripulações vivas.
A cápsula voou em orbita utilizando apenas um grande motor. O motor emitiu duas poderosas queimadas que direcionaram a espaçonave na trajetória correta para a lua.
Duas horas após a decolagem, o motor do foguete também caiu e deixou Orion livre em sua jornada.
Segundo a Nasa, estima-se que a cápsula percorra dois milhões de quilômetros, um caminho que a levará para mais longe, se comparado a qualquer espaçonave projetada para o voo de humanos.
Orion, após orbitar a lua, voltará em cerca de 25 dias.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		