
Na manhã desta quinta-feira (24), a Nasa anunciou a passagem um asteroide pela Terra. Mesmo considerado “perto”, a proximidade com o nosso planeta foi de cerca de 22 mil quilômetros. De acordo com a agência espacial americana, o asteroide tem entre cinco e dez metros, aproximadamente o tamanho de um pequeno ônibus escolar. O nome oficial dado à rocha espacial é 2020 SW.
Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa, diz que na atmosfera existem milhares de asteroides “minúsculos” como esse. No entanto, são difíceis de serem identificados a não ser que cheguem bem próximo da Terra. Chodas explicou que asteroides deste tamanho impactam a atmosfera terrestre de uma a duas vezes por ano.
“Embora não esteja em uma trajetória de impacto com a Terra, se estivesse, a rocha espacial quase certamente se quebraria no alto da atmosfera, tornando-se um meteoro brilhante conhecido como bola de fogo”
Segundo a Nasa, o momento em que o 2020 SW passou mais perto do nosso planeta foi às 8h12 desta quinta-feira, horário de Brasília. Neste momento, o asteroide estava sobre o sudeste do Oceano Pacífico. O objeto deve continuar com sua passagem ao redor do Sol e retornará para as proximidades da Terra apenas em torno de 2041.