Foto da Terra tirada do espaço
Foto: Reprodução/Twitter/@Thom_astro

Nesta semana, o astronauta Thomas Pasquet publicou um foto que capturou pela Agência Espacial Europeia (ESA), que mostra a Terra de um ângulo raro. Pela “borda” do planeta, é possível observar o contraste das luzes das cidades com as estrelas do espaço sideral.

Pasquet embarcou com mais três astronautas em abril, para a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) Em seu perfil no Twitter, o profissional posta diversas fotos incríveis tiradas do espaço, mesmo com a ISS viajando a cerca de 30 mil quilômetros por hora, o que não facilita os registros.

“Essas fotos são difíceis de tirar. Você precisa de um longo tempo para preparar o obturador [parte da câmera que serve para controlar o tempo e a entrada de luz]. Portanto, não apenas você, como fotógrafo, precisa ficar extremamente imóvel segurando a câmera, mas também a Estação Espacial se move tão rápido que haverá algum movimento de qualquer maneira… as complexidades da fotografia espacial”, afirmou o astronauta.

De acordo com o astrônomo Juan Carlos Muñoz, que retuitou a foto de Thomas, a faixa laranja da foto é a emissão natural de átomos de sódio nas camadas superiores da atmosfera, que partem da queima de meteoros.

Quando esses átomos entram em contato com a atmosfera, têm uma elevação no nível de energia, criando uma camada de brilho visível do espaço.

[tdj-leia-tambem]