Print avião
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um avião da companhia aérea Air India, com 242 pessoas a bordo, caiu nesta quinta-feira (12) logo após decolar do aeroporto internacional de Ahmedabad, no oeste da Índia.

A aeronave, um Boeing 787-8 Dreamliner, seguia para o aeroporto de Gatwick, em Londres, e transportava passageiros de pelo menos quatro nacionalidades, incluindo 53 britânicossete portugueses e um canadense.

Queda ocorreu em área residencial próxima ao aeroporto

A tragédia aconteceu segundos após a decolagem, quando a aeronave caiu sobre uma área residencial que abrigava um alojamento de médicos.

Segundo o controle de tráfego aéreo, o avião emitiu um sinal de emergência do tipo “Mayday”, mas perdeu o contato logo em seguida. A causa da queda ainda não foi confirmada.

De acordo com a autoridade indiana de aviação, ao menos 133 pessoas morreram, mas o número pode ser ainda maior. As equipes de resgate retiraram mais de 30 corpos dos destroços e outros 100 foram levados a hospitais da região, segundo a polícia local.

“Aparentemente, não há sobreviventes”

O chefe da polícia de Ahmedabad afirmou à agência Associated Press que “aparentemente, não há sobreviventes”. A cena descrita por moradores e socorristas é devastadora. 

“Corpos e destroços estavam espalhados por toda parte”, disse uma testemunha à agência PTI. Uma densa nuvem de fumaça preta pôde ser vista logo após o impacto.

Número de vítimas e nacionalidades

Segundo a Air India e a Reuters, entre as 242 pessoas a bordo estavam:

  • 232 passageiros (incluindo 11 crianças)
  • 10 tripulantes
  • 169 indianos
  • 53 britânicos
  • 7 portugueses
  • 1 canadense

Fontes também confirmaram que um ex-ministro da região de Gujarat estava no voo.

Reações internacionais

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi lamentou a tragédia: “A tragédia em Ahmedabad nos deixou atônitos e entristecidos. É algo de partir o coração, além das palavras”.

Do Reino Unido, o premiê Keir Starmer classificou as imagens do acidente como “devastadoras”, enquanto o Rei Charles III está sendo mantido informado sobre os esforços de resgate. O Ministério das Relações Exteriores britânico também expressou profunda tristeza.

Aeroporto fechado e investigações em andamento

Todas as operações no aeroporto de Ahmedabad foram suspensas, e a Air India afirmou que está cooperandocom as autoridades na investigação. A companhia também confirmou que feridos estão sendo levados a hospitais da região.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a cauda da aeronave encravada em um prédio, além de chamas e fumaça densa saindo dos destroços. Segundo a plataforma FlightRadar24, a comunicação foi perdida quando o avião atingia cerca de 190 metros de altitude.

*As autoridades seguem no local, e as causas da queda seguem sob investigação.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]