Criança nasce com síndrome do cabelo impenteável
Foto: Reprodução/Instagram/uncombable_locks

Locklan Samples vive com seus pais em Geórgia, nos Estados Unidos, e com apenas 1 ano e 4 meses, o bebê conquistou a internet com uma síndrome rara apelidada de Síndrome do “Cabelo Impenteável”.

Quando nasceu, a criança tinha cabelos pretos, bem parecidos com os da sua mãe. No entanto, quando tinha 6 meses, aquele cabelo escuro foi substituído pelo que Katelyn e seu marido Caleb carinhosamente chamavam de “penugem de pêssego”. “Nós sabíamos que era diferente, mas não sabíamos exatamente como. E depois continuou crescendo e crescendo”, contou a mãe de Lock à People.

Com 9 meses, o cabelo de Lock já era completamente loiro, super macio e “espichado” para cima. Foi também nesta época que ela recebeu uma mensagem no Instagram. Um estranho perguntou se Lock havia sido diagnosticado com “síndrome do cabelo impenteável”.

Diagnóstico

“Eu estava tipo: ‘oh meu Deus, o que é isso? Há algo de errado com meu bebê?'”, comentou Katelyn. Assim, a mãe preocupada resolveu recorrer ao Google. Em seguida, Katelyn chamou a pediatra, que disse nunca ter ouvido falar da síndrome. Dessa forma, a encaminhou para um especialista.

“Fomos vê-la e ela disse que só tinha visto isto uma vez em 19 anos”, recorda Katelyn. “Ela não achou que fosse síndrome do cabelo impenteável, por causa de quão rara é, mas eles tiraram amostras e um patologista a examinou sob um microscópio especial”.

Assim, depois de análises na estrutura do cabelo de Lock, puderam confirmar o diagnóstico de síndrome do cabelo impenteável. Essa condição é extremamente rara, e faz o cabelo crescer com uma textura muito macia e facilmente quebrável. Lock é um dos apenas 100 casos conhecidos da condição.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Locklan Samples (@uncombable_locks)

A mãe conta que saber que o bebê tinha essa síndrome foi um choque no começo. “Você está apenas passando o dia pensando que está tudo bem e que seu filho pode ter cabelos encaracolados, o que é comum na família. E depois ouvir que há uma síndrome rara associada ao seu filho – foi uma loucura”, diz Katelyn.

Felizmente, a síndrome parece afetar apenas o cabelo de Lock. “Eles disseram que como ele estava se desenvolvendo normalmente em todas as outras áreas de sua vida, não precisávamos nos preocupar com nada mais”, explicou.

[tdj-leia-tambem]

Convivendo com a síndrome

De acordo com Katelyn, ela tentou aprender mais sobre a síndrome. No entanto, com tão poucos casos, há muito pouca informação online ou entre especialistas. Ainda assim, ela encontrou um grupo no Facebook de pais de crianças com a síndrome ou pessoas diagnosticadas.

“Isso tem sido uma grande fonte de conforto, e nós compartilhamos fotos e falamos sobre coisas diferentes”, diz ela. “É legal ver como o cabelo das crianças mais velhas mudou ao longo dos anos – para algumas pessoas ele não vai embora, e para outras ele se torna um pouco mais manejável”.

Katelyn conta que, neste momento, deixa o cabelo de Lock “apenas em sua forma livre”. “Eu quase não tenho que lavá-lo, a menos que ele esteja literalmente brincando na sujeira, porque ele não fica oleoso”, diz ela. “É incrivelmente macio e as pessoas querem tocá-lo o tempo todo. Eu mal o escovo, porque é muito frágil. Só tento ser muito gentil com ela e não mexer nela a menos que seja necessário”.

Encantou o mundo todo

Enquanto Lock cresce e os inevitáveis comentários e perguntas sobre seu cabelo continuam, Katelyn quer ensiná-lo a amar seu cabelo impenteável.

“Eu diria que 98% das pessoas são amáveis e adoram”, diz a mãe. “Dizem que ele é como uma pequena estrela do rock. Ele traz um sorriso para o rosto das pessoas. E agora mesmo quando ele é pequeno, ele adora a atenção e não se importa com isso. Mas com nossos dois filhos, queremos ensiná-los a ter confiança em quem eles são, não importa o que os faça diferentes e que é legal se destacar um pouco”.

Nas redes sociais, o sucesso de Lock só cresce! A família do bebê criou uma página no Instagram para compartilhar momento do pequeno. Além disso, se preocupam em levantar conscientização sobre a Síndrome do Cabelo Impenteável para o mundo todo.

Hoje, o perfil acumula mais de 14 mil seguidores que são apaixonados por Lock e seu cabelo especial.