Foto de brasileira no Monte Everest
Foto: Reprodução/Instagram

No último domingo (23), exatamente às 10:24 (horário Nepales), 01:39 (horário de Brasília), a brasileira Aretha Duarte (37), realizou seu sonho e ainda conquistou o posto de ser a primeira mulher preta latino-americana a chegar ao topo do Monte Everest.

O Monte Everest é considerado o topo do mundo, é a montanha mais alta do planeta Terra com 8.848 metros de altitude e está localizado no continente asiático, na Cordilheira do Himalaia, entre o Tibete e o Nepal.

“Eu nunca achei que seria impossível”, comentou Aretha, que é moradora de Campinas. A conquista de seu sonho não foi nada fácil. Para conseguir pagar a viagem até o monte, Aretha recolhia e vendia material reciclável para levantar dinheiro.

Além disso, no último ano, iniciou uma rotina diária de exercícios físicos para conseguir resistência e conseguir escalar o monte. Graduada em Educação Física, com especialização em Fisiologia, Bioquímica, Nutrição e Treinamento Esportivo, Aretha atua no montanhismo e atividades outdoor desde 2004.

Post feito por Aretha em sua rede social (Foto: Reprodução/Instagram)

“Nenhum sonho é maior que a nossa capacidade de realizá-lo. Essa conquista é nossa, da Aretha e de cada um de vocês, que acreditaram e confiaram nesta mulher sem paralelos e em sua jornada de autotransformação e regeneração socioambiental”, escreveu Aretha Duarte.

Para ela, a emoção de chegar ao topo foi a maior de todas. “Surreal é essa montanha e quanta força sobrenatural foi necessária pra eu chegar e voltar do topo com saúde e segurança. Mas ainda estou “digerindo” essa experiência única e rara que vivi. Então, por enquanto vou deixar registrada aqui a minha gratidão por todo incentivo, apoio, orações e boas vibrações emanadas à mim. Saibam tudo isso foi essencial para o nosso projeto de escalar o Everest fosse realizado com sucesso”, agradeceu.

[tdj-leia-tambem]