
Durante a pandemia do novo coronavírus, as pessoas autônomas e desempregadas tiveram que arrumar alguma forma de sustentar a família em meio à crise. Caio Cabral (25) usava a plataforma de jogos americana Roblox apenas como jogador e tudo mudou em 2016. O carioca aprendeu a desenvolver conteúdo em 3D e iniciou a criação e o upload de seus próprios jogos na Roblox. A paixão por jogos virou trabalho.
As produções de acessórios de games de Caio já foram adquiridas por jogadores mais de um milhão de vezes. É por meio desse trabalho que o desenvolvedor tira o sustento da família, ainda mais na pandemia. “Eu consegui apoiar a minha família durante a pandemia do novo coronavírus graças ao que ganho na Roblox”, relatou Caio em uma entrevista à Exame.
Caio conta também que graças às vendas no site, conseguiu sair do aluguel e comprar a casa própria para ele e a família. “A minha mãe ainda não acredita que eu estou ganhando mais do que muitos presidentes de empresa fazendo o que eu faço agora. Sou muito feliz por conseguir correr atrás da minha paixão.”
A história de empreendedorismo digital é mais comum do que se imagina. Em Goiás, um desenvolvedor de jogos online de 15 anos também está se beneficiando das criações. Alysson Kennedy relata que o trabalho na Roblox tem proporcionado diversas experiências, financeiras e também sociais. “Ajudou muito na minha vida social. Eu aprendi muito e conheci pessoas incríveis com quem eu falo todos os dias e que me apoiam no que eu faço”.
Alysson conta que com o dinheiro que recebe dos games consegue economizar para pagar por uma faculdade, viajar e ajudar a família.
Altos e baixos da plataforma
A Roblox nem sempre fez tanto sucesso como hoje. Quando foi lançada, no Vale do Silício em 2006, o app demorou para atrair as pessoas. A plataforma começou a crescer e render em 2019, mas foi esse ano que o *boom* aconteceu. Com a quarentena mundial imposta por causa da pandemia do novo coronavírus, a plataforma alcançou 150 milhões de usuários só em julho. Por mês, os jogadores passam em torno de 3 bilhões de horas dentro do aplicativo por mês.
No total, há cerca de 2 milhões de desenvolvedores de jogos ativos trabalhando na plataforma. Os jogos que ganham destaque na página trazem lucros bons para os criadores e o grupo destacado hoje soma 345 mil desenvolvedores. A receita do site vem de vendas dos acessórios e itens virtuais para os jogos e de publicidade no app.
O estilo de jogo da Roblox é categorizado como “mundo aberto”, onde os jogadores podem criar seus personagens e explorar o cenário virtual em contato com outros participantes.
Informações e entrevistas são do site da Exame.