
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, no sábado (30), ameaçou colocar tarifas de 100% aos países do grupo Brics se tentarem acabar com a prevalência do dólar.
“Pedimos que se comprometam […] a não criar nunca mais uma nova moeda do Brics, e a não apoiar nenhuma outra moeda para substituir o possante dólar americano ou enfrentarão tarifas de 100%”, escreveu em seu perfil na rede social X.
É uma referência ao grupo de países que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, entre outros, e surge após a cúpula realizada, onde membros discutiram impulsionar transações em outras divisas diferentes do dólar americano e fortalecer moedas locais.
No entanto, a ideia já discutida ainda não está madura o suficiente para ser implementada. “Sobre uma moeda unificada do Brics, não estamos considerando esse assunto agora”, disse o presidente anfitrião Vladimir Putin, na cúpula de Kazan.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos
[tdj-leia-tambem]